O Brasil está preso na armadilha da renda média

Na armadilha de renda média um país atinge o ponto de Lewis e esgota seu estoque ocioso de mão de obra antes de atingir um estágio de sofisticação produtiva minimamente decente. Vale dizer, ocupa seus trabalhadores em atividades de baixa produtividade (especialmente serviços não sofisticados) graças à baixa complexidade de seu sistema produtivo (digamos um ECI entre 0 e 0,5). No caso brasileiro nos especializamos em construir lojas, shoppings e prédios comerciais e residências. Agora que a bolha imobiliária e do varejo passou estão os prédios e shoppings vazios e a mão de obra ficará desempregada.



brasil

ver A exaustão do ciclo CCC no BrasilPonto de Lewis no Brasil e Porque a produtividade não aumenta no Brasil

Mapa com todos empregos do mundo

10 thoughts on “O Brasil está preso na armadilha da renda média”

  1. Caro Paulo, e na sua leitura, o que é necessário e o que é possível, dentro da atual conjuntura política e econômica doméstica e internacional, para melhorar a nível de complexidade e aumentar a produtividade da economia brasileira?

  2. Caro Prof. Paulo,

    Fiquei com a impressão de o índice de complexidade variar muito com os preços relativos. Isso acontece? Não é um problema? Por exemplo, pode haver especulação com os preços das commodities que reflitam em queda do índice, mas de fato ser algo pontual.
    Há na GV de São Paulo alguém trabalhando esse tema?

    abs,
    Lucio

    1. Caro, se o sistema produtivo reagir ao aumento de preços de commodities aumentando produção/exportação de commodities o ECI muda, claro. Mas para construir esses índices os preços não entram no cálculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *