Agrotech em Israel, exemplo para o Brasil (estado+mercado)

* escrito com Kaleb Menezes Araujo

O recente avanço de empresas tech para o setor de agronegócio em Israel pode ser bom exemplo para o Brasil. Israel tem se destacado nos últimos anos como notável caso de avanços tecnológicos e pujantes empresas privadas, com grande apoio do estado, especialmente na parte bélica, . Talvez um caso emblemático no setor de software e serviços modernos seja o aplicativo Waze que todo mundo usa, entre muitos outros. Na parte agro se destacam empresas de irrigação ultra sofisticada para auxiliar no plantio em pleno deserto, monitoramento de pragas via satélite e muito mais. O governo israelense apoia intensamente start ups e empresas já constituídas. Israel foi grande exemplo de programa de estabilização para controle de inflação nos anos 80 (ver Persio Arida Inflação Zero, https://www.traca.com.br/livro/942315/inflacao-zero/) e tem se destacado muito com setor público inteligente e setor privado aguerrido na promoção de mudança estrutural no sentido de aumento de sofisticação produtiva (Learning Society). Claro que ter uma população relativamente menor comparada a grandes países da América Latina ajuda! Materia da revista The Economist sobre o tema:

https://www.economist.com/middle-east-and-africa/2019/01/12/how-silicon-makes-israels-desert-bloom

Os aportes sao feitos principalmente em centros de desenvolvimento as universidades + empresas. foi da universidade de Telaviv que saiu boa parte da tecnologia de reconhecimento facial, Drones, pen drives, Cartoes de memorias e toda nova estrutura de processadores familia x64 e Ia64 foram desenvolvidos la.

http://www.laiob.com/blog/5-curiosidades-sobre-o-modelo-israelense-de-inovacao/

lista de inovacoes de Israel:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2227937/jewish/Israel-Descobertas-e-Invenes.htm/fbclid/IwAR0iuxwmPXBlefnAF2sL9vlpX3pO4n5WfWxiLM22UWEnCru9QO8oQVtzINc

mais inovadores do mundo, Israel em 5:

https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-01-22/germany-nearly-catches-korea-as-innovation-champ-u-s-rebounds

Deixe uma resposta