O jogo dos 7 erros para explicar porque o Brasil é pobre

Vamos fazer um exercício de comparação entre as atividades econômicas para entender porque o Brasil é pobre. Das seguintes atividades abaixo quais são diferentes no Brasil em relação ao que se faz nos países ricos do mundo?

1)motorista de táxi

2)motorista de ônibus

3)piloto de avião

4)atendente de loja

5)garçom de lanchonete e restaurante

6)cabeleireiro

7)enfermeira

8)professor

9)músico

10)atividades de limpeza

11)motorista de caminhão

12)motorista de trem

Em minha visão, nenhuma. São atividades praticamente idênticas em qualquer lugar no mundo, que tem a mesma produtividade física. São serviços não escaláveis no jargão dos economistas. Onde está a diferença então entre o Brasil e uma economia rica? Vejamos as seguintes atividades

13)serviços de logística

14)serviços financeiros

15)serviços de design e marketing

16)serviços de advocacia e controladoria

17)serviços de tecnologia e comunicação

Aqui já encontramos diferenças importantes entre Brasil e resto do mundo. Estamos caminhando, mas não temos um Google, Amazon, ali baba, Facebook, ibm, big four de auditoria, bancos gigantes, etc… e essas indústrias high tech aqui?

18)produção de turbinas

19)produção de motores

20)produção de química fina

21)produção de mecânica de precisão

22)produção de eletro-eletrônicos

Aqui temos os chamados bens tradables sofisticados high-tech com enormes economias de escala e escopo na produção. Aqui claramente o Brasil fica para trás,com honrosas exceções como Embraer, WEG, metal leve. O grande contingente de empregos no Brasil está no primeiro grupo de atividades: serviços não escaláveis de baixa produtividade. Países com população gigantesca como o Brasil tem um desafio enorme de empregar parte relevante da população em atividades do segundo e terceiro grupo, uma tarefa muito, muito difícil. Disso dependerá nosso enriquecimento.

1 thought on “O jogo dos 7 erros para explicar porque o Brasil é pobre”

  1. Excelente análise!!!!! Com a minimização do ensino médio e o ataque contra as universidades públicas permaneceremos, por enquanto, somente com os 12 primeiros itens. Tão logo as tecnologias estrangeiras, já em faze final de desenvolvimento, cheguem adeus para os itens 1) 2) 4) 5) 11) 12) subemprego e sub-renda para a nossa nação…

Deixe uma resposta