O modelo de desenvolvimento dos 4 dumpings da China: meio ambiente, trabalho, câmbio e patentes

Numa história “suja” sobre o desenvolvimento da China poderíamos dizer que foram usados 4 tipos de dumpings para conquistar mercados no mundo: cambial, ambiental, trabalhista e marcas e patentes. Me lembro de uma foto de um acidente com duas land rovers na China, uma original e outro “de marca local”, não se podia dizer qual era qual (https://en.wikipedia.org/wiki/Landwind_X7). Inúmeros processos correm hj nos Estados Unidos sobre espionagem industrial praticada por empresas chinesas em relação a empresas americanas. As falsificações de Chinatown são conhecidas. Os chineses simplesmente replicaram técnicas usadas no passado por Japão, Taiwan e Coreia; ou indo mais além Suíça e Alemanha. Na questão ambiental houve total descaso na parte energética, especialmente em relação à queima de carvão em termoelétricas e produção de aço. Ainda hoje os aeroportos da China chegam a fechar por conta de falta de visibilidade devido à poluição. O câmbio ultra competitivo foi uma estratégia da China desde o início dos 90; conquistaram o mundo com seus produtos super baratos e “competitivos”. Em termos trabalhistas nunca houve regulação forte e proteção ao trabalho por lá.

Hoje a China já é a maioria economia do mundo (medida em paridade do poder de compra). Tem amplo domínio tecnológico e já apresenta consistentes aumentos salariais. A China aprendeu a fazer as coisas que o mundo gosta e já caminha inclusive para domínio de tecnologias mais high tech. Os 4 dumpings, os subsídios e protecionismo do governo chinês catapultaram seu sistema produtivo para o nível mundial. No momento essas estratégias já são quase desnecessárias e a China já pode “chutar a escada” e defender o liberalismo; como aliás tem feito e já avisa os EUA de Trump de protecionistas!

Chutando a escada: para entender a China “liberal” e os EUA “protecionistas”

A China “destruiu” o Brasil com dois golpes fatais

Referências históricas: https://www.twn.my/title2/IPR/pdf/ipr03.pdf

https://carbuzz.com/news/proof-that-china-is-the-best-at-making-fake-land-rovers

https://www.aol.co.uk/2016/08/05/fake-range-rover-crashes-into-real-range-rover-in-china/?guccounter=1

https://www.google.com.br/amp/s/www.slashgear.com/chinese-dude-takes-fake-macbook-air-into-real-apple-store-for-support-29168347/amp/

https://www.economist.com/gulliver/2018/11/05/america-accuses-china-of-stealing-aerospace-trade-secrets