Entenda de forma simples em 10 aulas online porque o Brasil ainda é um país pobre e injusto

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Para entender de maneira simples porque o Brasil “não deu certo”: ascensão e queda da complexidade produtiva

Aula 1 Introdução: Desenvolvimento econômico, divisão do trabalho, retornos crescentes de escala e complexidade 

1.1 – Clássicos do desenvolvimento econômico: Smith, Young, Myrdal e Estruturalistas

1.2 – Complexidade econômica e sofisticação produtiva: o Atlas, Hausmann e Hidalgo

1.3 – Retornos crescentes de escala e redes produtivas locais: Krugman e nova geografia economica

1.4 – O tipo de especialização produtiva importa na trajetória de desenvolvimento econômico

Aula 2: Desenvolvimento econômico: divisão do trabalho, retornos crescentes de escala e complexidade

2.1 – Capacidades produtivas, proximidade e conectividade: o mundo das redes

2.2 – Manufaturas são complexas, commodities são não complexas: algoritmos de  classificação

2.3 – Doença holandesa definida como perda de complexidade econômica: o problema das commodities, Nigéria e Indonésia

2.4- O aumento da complexidade explica o aumento da produtividade agregada: perfil do emprego dos macro-setores e produtividade intrínseca dos empregos

Aula 3: Desigualdade econômica e complexidade

3.1 – Medidas antigas e novas de desigualdade: Gini, índice Palma, PGI e XGini

3.2 – Redes, Centro-Periferia, Desigualdade e Complexidade Econômica

3.3 –Evolução da desigualdade na Ásia e América Latina, um exemplo da aplicação da metodologia

3.4- Uma nova maneira de explicar a desigualdade no Brasil: tipo de estrutura produtiva

Aula 4: Os países ricos são ricos porque produzem os bens mais complexos do mundo, os países pobres são pobres porque produzem os bens menos complexos do mundo 

4.1 – Estados Unidos e Canadá se tornaram produtores de bens complexos e de commodities

4.2  -Alemanha e Japão são os países mais complexos do mundo

4.3 – A perda de complexidade do Sul da Europa

4.4 – Alguns países têm uma dotação de recursos naturais grande demais

Aula 5: Os países ricos são ricos porque produzem os bens mais complexos do mundo, os países pobres são pobres porque produzem os bens menos complexos do mundo

5.1 – O caminho dos países nórdicos, o estado pragmático e competitivo

5.2 – A América Latina não completou o salto dos produtos simples para os complexos

5.3 – A Ásia que teve sucesso se especializou em produzir manufaturas para o restante do mundo

5.4 – O milagre chinês visto pela ótica da complexidade

Aula 6: A historia recente da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica, anos 2000

6.1  – A era Lula I – a indústria em expansão

6.2 – A era Lula II – boom de credito e commodities

6.3 – O governo Dilma e os anos pós 2010

6.4 –  A crise do governo Dilma II

Aula 7: A historia recente da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica anos 1990 e 1980

7.1 – Plano real, abertura comercial, reformas institucionais

7.2 – Era FHC 1 – crises cambiais e instabilidade macro

7.3 – Era FHC 2 – apagão, crise argentina e crise cambial

7.4 – Crise da divida, moratória, a saga dos planos de estabilização

Aula 8: A historia da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica, anos Getúlio, JK, Milagre e II PND

8.1 – O II PND, economia brasileira em Marcha Forçada

8.2 – O milagre brasileiro

8.3 – anos JK

8.4 – Era Getulio Vargas

Aula 9: Como construir complexidade?

9.1 – Preços macro e os efeitos do nível do câmbio real no setor manufatureiro

9.2 – Breve análise histórica do papel da política industrial na origem das manufaturas

9.3 – Uma crítica à nova teoria institucionalista a partir da perspectiva estruturalista

9.4 – Investimento público e sistemas nacionais de inovação no Brasil

Aula 10: Como construir complexidade?

10.1 – Capital humano, educação, know-how tácito e conhecimento produtivo no Brasil

10.2 – Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento no Brasil

10.3 – Política industrial para o século XXI no Brasil

10.4 – A guisa de conclusão: algumas palavras sobre “intervencionismo” e vantagens comparativas no Brasil


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