Ranking de Complexidade dos estados brasileiros

2 - complexidade_estados

Como medir complexidade econômica?

3 - rio_grande_sul_2014 4 - rio_grande_sul_2000

Parana

santa_1

Maranhao

 

Acre

 

Amazonas

Alagoas DF EspiritoSanto Para Roraima Sergipe

Xs_Bra

http://en.dataviva.info, ver também Construindo complexidadeComplexidade e renda per capita dos estados mexicanos e Uma analise da evolução da economia do Rio Grande do Sul

 

6 thoughts on “Ranking de Complexidade dos estados brasileiros”

  1. Prof. Paulo, você tem algum texto que discuta os resultados desse Ranking??
    Minha tese de Doutora do segue nessa linha de discussão e tenho grande interesse no assunto.

  2. Prof. Paulo,

    Gosto muito dessa abordagem de complexidade, mas certamente deve ter limitações. Não vamos tratá-la como os nossos colegas neoclássicos tratam os manuais norte-americanos de macroeconomia, um livro sagrado.

    Em termos específicos, queria saber como você conciliaria este resultado para os estados brasileiros com as tendências gerais apontadas pela abordagem da complexidade. Em particular, o Amazonas ficou em terceiro lugar, e quem conhece esse estado sabe que não se destaca em qualidade de vida. Outro resultado intrigante foi Santa Catarina, o terceiro pior em complexidade, contudo, até quando eu procurei, era o estado do brasil com melhores indicadores sociais.

    Santa Catarina tem uma estrutura produtiva de baixa complexidade, intensiva em trabalho, por isso com grande geração de empregos. Em todo caso, o mais decisivo, acredito, foi a formação econômica daquele estado – pequenas propriedades, mão de obra livre, valores favoráveis.

    Enfim, um tem uma complexidade que não vem dando muito certo e o outro é um dos que mais vem dando certo com baixa complexidade.

Deixe uma resposta