Se as instituições são as mesmas dentro do Brasil, por que há tanta diferença de produtividade entre os estados e os municípios?

Dentro de países temos as mesmas instituições e brutais diferenças de produtividade entre regiões e cidades. Como explicar isso se estão todos sob o mesmo manto Institucional? Como explicar a diferença de produtividade de NY e Alabama? Ou de São Paulo e Sergipe? Ou Ainda do Norte e do Sul da Itália? A explicação da estrutura produtiva traz uma resposta que a abordagem institucional não é capaz de dar.



3 thoughts on “Se as instituições são as mesmas dentro do Brasil, por que há tanta diferença de produtividade entre os estados e os municípios?”

  1. a abordagem institucional explica em partes essas diferenças regionais em lugares com a “aparentemente” mesma matriz institucional. o funcionamento de uma instituição no norte da Itália por exemplo é muito diferente do sul, no sul temos muito mais corrupção, compadrio, relações familiares de favores, crime, máfia etc…a matriz institucional do norte não é a mesma que a do sul. podemos pensar tb em uma diferença étnica na capacidade produtiva, porem isso é tabu do politicamente correto, ate para economistas

Deixe uma resposta