Touros e o ursos no mercado financeiro

Diz a lenda de Wall Street que o touro representa mercados em alta, preço de ativos subindo; o touro ataca com seu chifre de baixo para cima. O urso representa mercados em baixa, preços de ativos em queda; a patada do urso vem de cima para baixo. Não se sabe ao certo se essas histórias são verdadeiras, mas representam muito bem o funcionamento dos mercados. São forças límbicas, ligadas aos nossos instintos mais primitivos e profundezas de nosso incosnciente: o medo e a ganância. Nos momentos de alta os bulls mandam e todos mercados sobem, a ganância fala mais alto do que o medo. Nos momentos de baixa e até pânico, os ursos dominam. O medo toma conta de todos e os ativos desabam. Daniel Kahneman e outros pesquisadores das finanças comportamentais estudaram como esses sentimentos “irracionais” comandam nossas decisões financeiras e os mercados. Para ganhar dinheiro basta comprar em mercados “bullish” e vender em mercados “bearish”. A CNN Money criou até mesmo um indicador “fear and greed” para tentar medir quem está no comando do mercado (aqui). Sempre que for comprar títulos, comprar ações ou moedas é importante entender antes a psicologia ou “mood” do mercado. Temos que acompanhar a manada, dos bulls ou dos bears, é muito arriscado correr contra eles! (http://money.cnn.com/data/fear-and-greed/)

4 thoughts on “Touros e o ursos no mercado financeiro”

  1. Prezado, há uma inversão lógica na frase “Para ganhar dinheiro basta comprar em mercados “bullish” e vender em mercados “bearish”.

    O sentido correto é exatamente o inverso: para ganhar dinheiro deve-se comprar no “bearish” e vender no “bullish”.

    1. Amigo… se você comprar no Urso e vender no Touro, você apenas está seguindo o comportamento da manada e tendo prejuízos no mercado de ações. Existe um fenômeno no mercado de ações chamado Reversão, esta é a hora em que o Touro se manifesta e o dinheiro esperto entra em ação, esta é a hora ideal para comprar, quando o Touro joga o mercado para cima. Nunca fique comprando no Urso, porque chega uma hora que sua paciência vai esgotar e você vai vender no prejuízo….

Deixe uma resposta