2.500 empresas são responsáveis por 80% das inovações do mundo

*escrito por Felipe Augusto

Novo relatório europeu sobre investimentos empresariais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) industrial no mundo mostra como é desafiador alavancar a inovação em países em desenvolvimento a partir de empresas multinacionais. O relatório traz as 2,5 mil empresas que mais investem em P&D no mundo, que representam cerca de 80% de todo o P&D industrial. Essas empresas estão altamente concentradas geográfica e setorialmente. Nada menos que 84% das 2.500 empresas que mais investem em P&D estão sediadas nos EUA, China, UE e Japão, representando 87% do valor total. Quanto aos setores, nas últimas duas décadas, mais de 3/4 do valor estiveram concentrados nos setores de TICs, saúde e automotivo. Empresas tendem a investir em P&D predominantemente nos seus países de origem: 80% do P&D de empresas americanas é realizado no próprio país; na Europa é 70%; no Japão, 88%, e na China, 91%. Mesmo quando não é o caso, raramente o recipiente é país em desenvolvimento. Por exemplo. A China é o país que mais avançou no investimento em P&D na última década, saindo de 3,8% do valor total para 17,8%, ficando atrás apenas dos EUA. Só que 85% do valor investido em P&D na China foi realizado por empresas nacionais. Apesar de ser a fábrica do mundo, de executar as políticas industriais mais ambiciosas e de poder oferecer o enorme mercado interno para exigir contrapartidas das multinacionais estrangeiras, estima-se que elas realizaram apenas 2% do P&D global na China entre 2017 e 2020.

O Brasil tem apenas 5 empresas entre as 2,5 mil, que investiram 633 milhões de euros em P&D, ou míseros 0,05% do valor total em P&D investido por essas empresas: Embraer (850ª posição), Totvs (1.239ª), Weg (1.384ª), Petrobras (1.455ª) e Braskem (2.142ª). E o mais preocupante: apesar de empresas nacionais serem o motor do crescimento de P&D, o país se tornou mais dependente das multinacionais. Na última década, fomos o país que mais se tornou dependente de P&D, junto com a Grécia. A China está no outro extremo.

Ref: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC135576

1 thought on “2.500 empresas são responsáveis por 80% das inovações do mundo”

  1. Acompanho, sistematicamente, sua publicações. Sou professor da UFSC na disciplina de gestão estratégica de tecnologia e inovação. A e(in)volução histórica do país na área requer uma política de saltos. Obrigado pelos conteúdos. Um Ano Novo de prosperidade.

Deixe uma resposta