Milton Friedman, o guru de Reagan e Thatcher, tem um filme famoso sobre as maravilhas do livre mercado na produção de um lápis. Nos diz no video: “Olhe para este lápis de chumbo. Não há uma única pessoa no mundo que possa fazer este lápis. A madeira da qual é feita, pelo que sei, vem de uma árvore que foi cortada no estado de Washington. Para derrubar aquela árvore, foi preciso uma serra. Para fazer a serra, foi preciso aço. Para fazer aço, foi preciso minério de ferro. O ferro não tenho certeza de onde vem, mas acho que vem de algumas minas na América do Sul. Esta parte vermelha aqui em cima, esta borracha, um pouco de borracha, provavelmente vem da Malásia, onde a seringueira nem é nativa! Foi importado da América do Sul por alguns empresários com a ajuda do governo britânico. Essa parte de latão? Não tenho a menor ideia de onde veio. Ou a tinta amarela! Ou a tinta que fez as linhas pretas. Ou a cola que a mantém unida. Literalmente milhares de pessoas cooperaram para fazer este lápis. Pessoas que não falam a mesma língua, que praticam religiões diferentes, que podem se odiar se já se conheceram! Quando você vai até a loja e compra este lápis, você está de fato negociando alguns minutos do seu tempo por alguns segundos do tempo de todas essas milhares de pessoas. O que os uniu e os induziu a cooperar para fazer este lápis? Não havia nenhum comunicador enviando ordens de algum escritório central. Foi a magia do sistema de preços: a operação impessoal dos preços que os uniu e os fez cooperar, fazer este lápis, para que você pudesse tê-lo por uma quantia insignificante”. Hoje o lápis é feito na China e só foi parar lá graças a ação do estado desenvolvimentista. A China hoje é produtora mais eficiente de lápis do mundo! Explica isso Milton Friedman!
https://oec.world/en/profile/hs92/pencils-and-crayons
https://www.ft.com/content/e2916586-8048-11e9-b592-5fe435b57a3b
Será que democracia e liberdade não contam mais para a fabricação do lápis?
veja: https://www.youtube.com/watch?v=bFel9uDkWvY&t=1s
Normalmente, quando esses valores são abanados como bandeirinhas no caminho do papamóvel, o enunciador não está se referindo aos golpes de Estado e ditaduras da América Latina e em diversas outras partes do mundo e menos ainda à manipulação algoritmica das informações nos meios digitais com total liberdade para fazê-lo a favor da “liberdade e da “democracia”, desde que liberdade para poucos e democracia sem povo.
Quanto tem de subsidio na produção e logistica de exxportação de lápis na China? https://www.ft.com/content/e2916586-8048-11e9-b592-5fe435b57a3b
Esse argumento funciona para um setor específico, mas para tudo, de lápis a aviões passando por celulares? A China contemporânea é a nação mais rica da história da humanidade para subsidiar tudo isso?