A China vai cair feito o Japão?

*escrito por Felipe Augusto

A China quer ser a maior economia do mundo em 2035. Em 2020, atingiu 70% do PIB dos EUA. Foi apenas o 2º país a fazê-lo nos últimos 100 anos. O Japão chegou a 70% em 1995. Foi seu auge. Hoje tem apenas o equivalente a 25% do PIB dos EUA. A China conseguirá evitar uma decadência à la japonesa? A China exibe alguns dos sintomas semelhantes que afetaram o Japão, incluindo o rápido declínio do crescimento de 10% para 6% na última década, bolhas imobiliárias, crescimento reduzido da produtividade e o envelhecimento da população. Mas A China não é o Japão. Só pra ilustrar, estima-se que a China possua 1.137 vezes mais recursos minerais no seu subsolo do que o Japão. Em conflitos geopolíticos, isso faz muita diferença. Soberania: o Japão possui uma Constituição pacifista, imposta pelos EUA após a 2ª Guerra. O país depende dos EUA para garantir a sua segurança nacional. Quando a economia do Japão começou a incomodar, os EUA iniciaram uma guerra comercial à qual o Japão jamais poderia resistir. O país foi obrigado a limitar suas exportações aos EUA, a valorizar sua moeda (Acordo de Plaza), a enfrentar tarifas de 100% e a abrir o seu mercado aos bens e serviços estrangeiros e ao capital internacional. Muitos analistas entendem que a guerra comercial esteve na raiz do declínio japonês. A China não quer ser o Japão. Nesse sentido, o país investe cada vez mais em defesa. Afinal, haveria Acordo de Plaza se o Japão pudesse fazer frente militarmente aos EUA? Ser pobre não ajuda. O fato de a China não possuir renda per capita alta não quer dizer que ela terá “mais espaço para crescer”. Pelo contrário, diante da disputa com os EUA, ser pobre representará uma vulnerabilidade que será explorada pelo rival para impedir a sua ascensão. A China parece sim ter mais instrumentos à disposição do que o Japão, mas não pode negligenciar as semelhanças. Algumas análises sugerem que a China tem crescido menos do que Japão, Coreia do Sul e Taiwan em estágios similares de desenvolvimento.

Refs:

https://edition.cnn.com/2019/05/24/business/us-china-trade-war-japan-intl/index.html

Getting to $30 Trillion: China Aims for Largest Economy by 2035 

1 thought on “A China vai cair feito o Japão?”

  1. Acho que li num livro do George Friedman que o Japão entrou em declínio devido ao fato de emprestar dinheiro as suas empresas com juros baixíssimos enquanto o resto do mundo tinha juros era alto. A economia japonesa passou a ganhar o mercado mundial, no entanto, os empréstimos de pobre desempenho aos “amigos do rei” criou uma bolha enorme. Ao estourar essa bolha, o governo japonês socorreu as empresas e bancos imprimindo muito dinheiro, tal fato deixou a economia com juros 0 desde então.
    Os empréstimos a juros baixo só foi possível porque os japoneses poupavam loucamente para a aposentadoria, pois à época não existia previdência no Japão.
    A versão do declínio do Japão sempre vem acompanhada com a culpa nos Americanos, porém há outras narrativas interessantes.

Deixe uma resposta