A complexidade explica (mais do que a indústria) o nível de renda per capita no sentido R2

O gráfico acima mostra a enorme correlação existente entre nível de renda per capita e complexidade econômica, o ECI. Esse índice resulta de um algoritmo criado por Hausmann e Hidalgo 2011 que faz uma varredura de 8.000 produtos do comércio mundial com base em diversidade e não ubiquidade (raridade) desses produtos. Trata-se de uma medida engenhosa de sofisticação produtiva. Quando olhamos apenas a relação entre participação da indústria no PIB e renda per capita a Correlação é baixa:

Indústria é uma categoria grosseira pois joga coisas no mesmo saco como a indústria de camisetas de Vietna e Bangladesh e a super indústria high tech dos nórdicos, Áustria e Alémanha. A participação da indústria no PIB do Vietnã e Bangladesh e´ do que na Áustria, mas está é absurdamente mais rica do que os dois.

O indicador de complexidade resolve isso pois cria uma resolução maior de análise, como uma TV 4K. Quando olhamos a participação do emprego industrial ao longo da evolução da renda per capita encontramos um arco: no começo esse tipo de emprego sobe muito e no final cai pois as pessoas vão para serviços super sofisticados (gráficos acima). as pessoas saem da agricultura e vao para servicos e industria

Em países muito ricos a partição do emprego industrial cai mesmo. Só que esse trabalhadores já foram pra setores de serviços sofisticados e a complexidade chegou em níveis altíssimos:

Por fim a complexidade explica também os níveis de educação e capital humano. País ricos e de alta complexidade tem níveis altíssimos dos dois. Países pobres e com indústrias simples não precisam de capital humano para gerar seus produtos (camiseta, lenços, toalha e sapato). Atencao: correlacao nao e´causa! paises complexos tambem crescem mais contorlando-se por nivel de renda inicial.

atlas da complexidade economica:

https://oec.world/static/pdf/atlas/AtlasOfEconomicComplexity_Part_I.pdf

paper de Jesus Felipe com os graficos:

https://ideas.repec.org/p/ris/adbewp/0549.html

Deixe uma resposta