A concorrência mata, o monopólio sobrevive: o capitalismo leva a concentração de mercado

O jogo do capitalismo hj e´claro: monopólios e finanças. Nos EUA duas empresas controlam todas a marcas de bebidas dos americanos. Quatro companhias áreas controlam os céus. Cinco bancos controlam metade dos ativos financeiros dos americanos. Para acesso à internet local 75% dos americanos tem apenas a opção de um provedor. Quatro empresas de carne tem o controle total do mercado americano. A Boeing comprou a MCdonell Douglass (https://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas) nos anos 90 e virou monopolista produtor dentro dos EUA, um duopolio no mundo com Airbus. Três empresas controlam 70% do mercado mundial de pesticidas e 80% do mercado de sementes de milho nos EUA. O Google controla 90% das buscas online. Facebook controla 80% das redes sociais. O iPhone da Apple e Android da Google comandam o mercado de apps para smartphone num duopolio. E por aí vai. Warren Buffet adora monopólios, odeia concorrência. Virou o segundo homem mais rico dos EUA se concentrando em comprar ações de empresas com poder de monopólio. Bill gates tem um dos maiores monopólios do mundo: a Microsoft. Jeff Besos tbem, a Amazon e Jack Ma tem o Ali Baba. Os dois primeiros tem Patrimônio pessoal na casa de u$100 bilhões. Vale a pena ler o livro de J. Tepper “o Mito do capitalismo” para entender como o mundo funciona. Livre concorrência?!Come on!!

Estruturas de mercado e economias de escala: concorrência, oligopólios e monopólios

Monopsônios e monopólios em economias de rede: Alibaba, Uber, Amazon e ifood.

https://www.businessinsider.com/joseph-stiglitz-says-the-us-has-a-major-monopoly-problem-2018-9?fbclid=IwAR0ZqzVIjLi1T5yV4pQvnJqGPmj3oSg8AckWBjO8T7Z9qZC-Mjdu_l4rjsI

 

As marcas donas de tudo!

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/06/marcas-que-sao-donas-de-quase-tudo-que-voce-compra-no-supermercado.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

*O setor de guindastes no mundo foi dividido entre Estados Unidos e Alemanha. Liebherr pela alemanha e Terex e Manitowoc pelos Estados Unidos praticamente racham o setor.

Corporações maiores do que países:

https://oxfamblogs.org/fp2p/the-worlds-top-100-economies-31-countries-69-corporations/

Sistema bancario brasileiro e americano:

8 thoughts on “A concorrência mata, o monopólio sobrevive: o capitalismo leva a concentração de mercado”

  1. Não não, há muita mais oferta que vc possa imaginar pros 75% dos lares americanos, se eles optam por uma empresa é pq o valor é o mais próximo do custo marginal, tese da teoria da concorrência.

    As 4 grandes empresas aéreas sobrevivem graças a regulamentação do provável mercado mais regulamentado do mundo.

    E mais uma vez, o mundo e a teoria econômica são maiores do que o quintal Norteamericano.

    1. Capitalismo? Desde que foi abandonado o padrão Ouro na moeda norte-americana, somado às regulações do mercado, o capitalismo acabou.

      O tamanho da dívida dos EUA é gigante: 21 trilhões de dólares.

      Inflação desde o abandono do padrão ouro.

      Isso não é capitalismo, Professor! Quer enganar quem?

  2. Fora que a Amazon está levando consigo uma rede de milhões de supplier’s os quais jamais teriam chance de crescer no modelo tradicional de retail ou ecommerce. Mas parece me que só importa um lado da estatística.

  3. Só um pequeno erro (eu acho), no caso do IPhone acho que o correto seria colocar o IOS que é o sistema operacional do IPhone.

Deixe uma resposta