*escrito com Fausto Oliveira
A Form Energy registrou patente, há alguns dias, para um sistema de armazenamento de energia produzida por usinas de qualquer tipo (inclusive solar e eólica) em baterias. Até aí, nada demais, porém… A bateria desenvolvida pela Form Energy não é de íon de lítio, e sim de enxofre aquoso. A tecnologia que ela criou significa basicamente permitir à bateria fazer a reação química de anodo e catodo usando o ar. Uma bateria que respira.
Com isso, a tecnologia patenteada permite armazenar energia suficiente para fornecer ao sistema 1MW por hora por até 150 horas sem interrupção. As baterias de íon de lítio aplicadas como armazenadoras só conseguem fornecer até quatro horas. Dado que um dos problemas da energia renovável e limpa é a intermitência, a Form Energy afirma que resolveu o problema. Tanto faz se tem vento/sol ou não. Espalhando a bateria deles pelo sistema inteiro, sempre haveria reserva de energia armazenada.
Outra característica absurdamente interessante da bateria de enxofre aquoso é que, quando está próxima de descarregar, ela utiliza sua “respiração” para se recarregar (ainda que isso deva ter um limite, claro). De qualquer forma, ela não morre. Fica à espera de nova energia da usina. Santo graal. Inovação radical que vai mudar o setor de energia do mundo. Desafio maiúsculo à Tesla. Assim a imprensa dos EUA está saudando a tecnologia. Sabem quem apoiou a inovação? Sim, ele mesmo, o GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS. Através da agência ARPA-E.
Mal registrou a patente, a Form Energy anunciou o primeiro contrato comercial para esta nova tecnologia. Será instalada na rede gerida pela Great River Energy, companhia elétrica do estado do Minnesota.
Referências:
https://www.businessinsider.com/form-energy-patent-for-massive-refuelable-batteries-2020-5