Krugman identificou o enigma do desempenho econômico abaixo do esperado na América Latina como um dos maiores desafios analíticos da teoria econômica atual. Gabriel Palma tenta responder em seu novo paper https://www.econ.cam.ac.uk/research-files/repec/cam/pdf/cwpe2380.pdf a esse desafio interligando as três facetas-chave da atual “trilogia de contrastes” da América Latina: i) em comparação com todas as outras regiões e principais países desde as reformas econômicas dos anos 1980, a capacidade da América Latina de gerar empregos em serviços e construção está no topo do mundo; ii) no entanto, seu crescimento de produtividade (aumento da produção por trabalhador) está na parte inferior; e iii) apesar de algum progresso na redução da pobreza e na participação de renda dos 40% mais pobres, a América Latina ainda ocupa quase o topo em termos de desigualdade. A América Latina pós-1980 é realmente uma região de contrastes! O que se segue é que, à medida que as antigas estratégias produtivas atingiram seu limite – “extrativismo” para alguns, plataformas de montagem para conglomerados estrangeiros para outros -, a única maneira de avançar é gerar novos motores de crescimento da produtividade. Tentar prolongar a “vida útil” da antiga estratégia é receita para cair na armadilha da renda média. Exportar “mais do mesmo” de commodities não processadas ou produtos de operações de montagem manufatureira “rasas” não é mais uma opção de crescimento válida para a América Latina. No entanto, rigidezes domésticas e imperfeições e falhas de mercado (internas e externas) estão bloqueando a necessária “atualização” dessas estratégias produtivas exauridas; e é improvável que a mudança seja liderada por elites domésticas rentistas, IED ou governos fracos. Mas a sabedoria hegemônica convencional ainda espera que esses países saltem da posição intermediária para uma renda per capita mais alta por meio de políticas baseadas na mesma estrutura institucional.








