*escrito com Jose Luis Oreiro
A Espanha representa um caso fantastico de recuperacao pos crise da Europa em 2012. Puxado pelas industrias do norte (uma mini Alemanha no pais basco) o pais hoje esta entre os 10 maiores produtores de carros no mundo, conta com avancada industria naval capaz de produzir porta avioes e tem relevante exportacao de produtos complexos. Virou o deficit em conta corrente da epoca da bolha imobliaria no sul do mediterraneo (ap em Marbella por 75.000,00 euros hoje) para superavit. Retomou o nivel de producao industrial para o patamar pre crise com foco no mercado mundial; 300 bilhoes de doalres de exportacoes com uma populacao de 46M de pessoas. A Navantia produz o incrivel porta-avioes D. Juan Carlos I, empresas espanholas tambem fazem parte do consorcio que prdouz o caca de ultima geracao europeu, o Eurofighter. A industria do norte avanca inclusive para o sul, ocupando as pobres terras da Anadaluzia que produzem aceite, um mar de pes de oliveira; saudade dos tempos dos mouros em que Granada, Cordoba estavam entra as maiores cidades do mundo!
Comentário de Otto Lima:
o Juan Carlos I não é bem um porta-aviões, mas um navio multipropósito com capacidade de operar aviões STOVL (short take-off and vertical landing) como o Boeing AV-8B Harrier II ou o Lockheed Martin F-35B Lightning II. De resto, é um projeto muito bem sucedido, que serviu de base para a Classe Canberra, da Real Marinha da Austrália, e o TCG Andalou, da Marinha Turca.



