A maioria dos países produtores de commodities não desenvolve sua cadeia de produção upstream: existe uma distância tecnológica e não física. Como um país produtor de petróleo, minério de ferro e soja da o salto pra produzir Software, maquinário e petroquímicos associados a extração dessas commodities? Ou seja, como virar uma Noruega, Finlândia e Austrália e deixar de ser Nigéria, Argentina, Brasil ou Namíbia? Como transformar sua especialização em commodities num salto para as partes mais nobres da cadeia? é muito difícil remar upstream na cadeia de commodities. Em geral os grandes produtores de commodities do mundo importam o maquinário, agrotóxicos, etc. Nesse ranking aqui do atlas da complexidade aparecem alguns poucos países que são produtores de commodities e são sofisticados: Finlândia, Noruega, França, EUA: https://atlas.media.mit.edu/en/rankings/country/

O Brasil deveria ter se espelhado na Australia como modelo de desenvolvimento, ao inves disso e por razoes variadas, resolveu ou deixou resolver que teria uma grande populacao. Colocamos neste territorio chamado Brasil, 110 milhoes de pessoas nos ultimos 50 anos e na sua grande maioria, sem a educacao apropriada. Geracao de riqueza, tem a ver com inteligencia e uso correto dos recursos disponiveis. Nao sabemos gerar riquezas com a populacao que temos. A complexidade eh consequencia desta dupla
Minas e poços de petróleo: https://www.paulogala.com.br/minas-e-pocos-de-petroleo-australia-chile-arabia-saudita-kuwait-qatar-e-emirados-arabes/
Na verdade não explanou o porquê do Brasil não ter se sofisticado e virado Noruega ou Austrália… Falta de capital humano e de propósito de vida em nação. O q mais?
Será que a riqueza de um país depende de ter população pequena? Como ficaria os EUA, Holanda, Suíça etc. que têm densidade demográfica maior do que a brasileira?
Se dependesse de inteligência das pessoas, eu iria me lembrar da fama de inteligente dos japoneses, mas parece que eles perderam a inteligência e sua economia estagnou há décadas.
Não seria o caso da política entre países, ou melhor, da geopolítica, que define os papéis de cada país na cadeia econômica mundial? Afinal para que os precisam de ter quase mil bases militares fora do seu território?
Parabéns pelas análises e informações com qualidade, Paulo. Ganhou mais um seguidor
Parabéns mais uma vez pelo conteúdo! Quando penso no mineroduto da Anglo American da Serra do Espinhaço até o porto, sei que aquele duto é só mais uma exemplo de país como uma neo colônia de exploração. Parabéns pela clareza.