A Nasa e o governo americano ajudaram a desenvolver o WD40, as papinhas de bebê, a sola do tênis nike e os óculos ray-ban!

*escrito com Cicero Junior

A NASA é financiada por dinheiro público, impostos, tax payers. Graças a isso ela inova, cria, desenvolve novas tecnologias que vão parar nas mãos dos setor privado. Este, por sua vez, gera novos mercados, torna acessível ao consumidor novos produtos manufaturados e serviços de ponta. NASA e empresas privadas têm relação de dependência mútua, e todos nós ganhamos com isso. A NASA investiu mais 4% do PIB americano nos anos 60 para ajudar companhias privadas necessárias ao programa especial e a chegada do homem à lua, ajudando a criar a indústria de semicondutores. Investimentos públicos semelhantes foram feitos no surgimento da indústria nuclear americana através da contratação de submarinos nucleares.

O WD-40, por exemplo, surgiu por demanda da NASA. O chefe da equipe, o químico Norm Larsen, procurava uma solução para a NASA que repelisse a água, de modo a proteger o míssil espacial Atlas contra a ferrugem e corrosão. No entanto, só ao final de 40 tentativas é que Larsen e a sua equipe descobriram a fórmula de renome mundial. Daí o nome do produto, WD-40: Water Displacement – 40ª tentativa. Hoje o WD-40 é encontrado em mais de 180 países, é listado na NASDAQ: WDFC, tem valor de Mercado de US$ 4,29B.

Atlas é uma família de mísseis e foguetes de lançamento espacial dos EUA que se originou com o SM-65 Atlas. O programa de mísseis balísticos intercontinentais Atlas (ICBM) foi iniciado no final dos anos 1950 sob a Divisão Convair da General Dynamics. O Atlas era um foguete de propelente líquido queimando combustível com oxigênio líquido em vários estágios. O nome Atlas foi originalmente proposto por Karel Bossart e sua equipe de design que trabalhava na Convair no projeto MX-1593. Usar o nome de um poderoso titã da mitologia grega refletia o lugar do míssil como o maior e mais poderoso da época. De 1962 a 1963, os propulsores Atlas lançaram os primeiros quatro astronautas americanos a orbitarem a Terra (em contraste com os dois lançamentos suborbitais Redstone anteriores). Os veículos de lançamento de satélites Atlas-Agena e Atlas-Centaur também foram derivados diretamente do Atlas original. O Atlas-Centaur evoluiu para o Atlas II, vários modelos dos quais foram lançados 63 vezes entre 1991 e 2004. Mais de 300 lançamentos do Atlas foram conduzidos da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida e 285 da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.

50 inovações praticas fruto da NASA!

http://www.independent.co.uk/news/science/50-years-50-giant-leaps-how-nasa-rocked-our-world-879377.html

NASA e papinhas de bebês:

https://science.howstuffworks.com/innovation/nasa-inventions/nasa-improve-baby-food1.htm

Spinoffs da Nasa:

https://spinoff.nasa.gov

https://www.nasa.gov/topics/benefits/index.html

http://www.independent.co.uk/news/science/50-years-50-giant-leaps-how-nasa-rocked-our-world-879377.html

O programa Apollo, que levou o homem à Lua, custou US$ 130 bilhões em valores atualizados. Muitas das tecnologias que existem hoje, no setor aero-espacial, surgiram a partir desse mega investimento público injetado diretamente em empresas como Boeing, Northrop Grumman e centenas de outras, hoje líderes mundiais em seus setores.

*invenções da DARPA, braço de pesquisa do departamento de defesa americano (Gps, cloud, internet, siri, Google Maps)

https://www.alphr.com/features/373546/10-brilliant-darpa-inventions

História DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency):

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Defense_Advanced_Research_Projects_Agency

gravei um vídeo curto sobre o tema:

https://youtu.be/MNloiXyR6gQ

U$ 5bi de subsídios para elon musk:

https://www-latimes-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.latimes.com/business/la-fi-hy-musk-subsidies-20150531-story.html?outputType=amp&usqp=mq331AQA&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.latimes.com%2Fbusiness%2Fla-fi-hy-musk-subsidies-20150531-story.html

Programa Apollo:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Programa_Apollo

https://www.google.com.br/amp/s/www.computerworld.com/article/2525898/app-development/nasa-s-apollo-technology-has-changed-history.amp.htm

http://wd40.com.br/historia/

http://www.world-nuclear.org/information-library/non-power-nuclear-applications/transport/nuclear-powered-ships.aspx

Deixe uma resposta