A República Tecnológica: Como o Ocidente Precisa se Reinventar para Continuar Liderando

A República Tecnológica, de Alexander C. Karp e Nicholas W. Zamiska, é um manifesto inquieto e incisivo sobre a encruzilhada histórica em que o Ocidente se encontra. Karp, fundador da Palantir, parte de uma pergunta simples — “como preservar uma sociedade aberta em um mundo cada vez mais dominado por tecnologias que concentram poder?” — e transforma essa inquietação em uma análise profunda sobre democracia, segurança e inovação. O livro é, ao mesmo tempo, diagnóstico, crítica e advertência.

A obra mostra que as democracias liberais perderam a autoconfiança tecnológica que as caracterizou durante o século XX. Enquanto Estados autoritários, especialmente a China, combinaram poder estatal, vigilância massiva e planejamento estratégico para dominar áreas como IA, biotecnologia e telecomunicações, o Ocidente se fragmentou. Falta coordenação entre governos, empresas e universidades; falta entendimento político sobre o papel do Estado como indutor de inovação; e falta um senso de missão compartilhado, algo que historicamente impulsionou avanços como os programas espaciais, a internet e os semicondutores.

Karp argumenta que a tecnologia não é neutra: ela molda valores, instituições e formas de governança. Por isso, a erosão da liderança ocidental tem implicações diretas sobre as liberdades individuais. O autor teme que um mundo liderado por regimes fechados acabe exportando modelos de controle digital, apagando a distinção entre esfera pública e privada, minando garantias civis e afetando todo o sistema global de inovação. O futuro tecnológico, portanto, é também o futuro da política e da liberdade.

Ao mesmo tempo, o livro recusa o pessimismo fácil. Para Karp, o Ocidente ainda possui vantagens decisivas: uma cultura de dissentimento e crítica, instituições que estimulam criatividade descentralizada, e um ecossistema de inovação capaz de gerar rupturas. Mas essas vantagens só se traduzem em poder quando existe articulação estratégica entre Estado e setor privado — algo que ele vê com preocupação, dado o distanciamento crescente entre elites tecnológicas e elites políticas. Sem essa ponte, o Ocidente fica preso a debates internos enquanto adversários avançam.

A principal contribuição do livro é oferecer uma visão de “republicanismo tecnológico”: a ideia de que a defesa da democracia exige também a defesa da capacidade tecnológica. Karp pede um Estado mais competente, não mais pesado; mais estratégico, não mais burocrático; e capaz de criar mercados, induzir missões e proteger interesses essenciais, sem restringir liberdades. Trata-se de uma visão que dialoga diretamente com o pensamento de Mariana Mazzucato, mas com ênfase maior na segurança nacional e nas consequências geopolíticas da inovação.

Por fim, A República Tecnológica é um alerta para líderes políticos, empresários e cidadãos. Ele nos lembra que a disputa central do século XXI não é apenas por mercados ou cadeias produtivas, mas por qual modelo de sociedade definirá os padrões tecnológicos do futuro. O livro defende que o Ocidente ainda pode — e deve — liderar essa corrida. Mas, para isso, precisa recuperar o espírito de missão, reconstruir sua capacidade estatal e reconectar tecnologia e democracia. É uma leitura essencial para quem se preocupa com o futuro do poder no mundo digital.

Sim — Alexander Karp escreve bastante sobre o Vale do Silício, mas de um jeito muito diferente do habitual.

Aqui está o ponto central da crítica dele:

1. O Vale do Silício perdeu o senso de missão pública

Karp argumenta que o Vale do Silício se afastou das grandes missões coletivas que, no passado, tornaram a tecnologia americana uma força civilizatória: defesa da democracia, segurança nacional, infraestrutura digital, inovação orientada para problemas públicos.

Segundo ele, as empresas passaram a perseguir otimização de anúncios, escalabilidade rápida e modelos de negócio de baixo risco, deixando de lado tecnologias realmente estratégicas.

2. A elite tecnológica virou “apolítica” — e isso é um problema

Karp critica a postura de muitos fundadores e investidores que dizem que política “não é problema deles”, enquanto, paradoxalmente, suas tecnologias moldam a vida pública.

Ele afirma que essa fuga da política criou um vácuo: enquanto a tecnologia avança, as instituições democráticas perdem a capacidade de governá-la.

3. O Vale do Silício criou ferramentas de poder que não quer discutir

Para Karp, IA, big data, plataformas digitais e sistemas de vigilância são tecnologias politicamente explosivas.

Ele sustenta que o Vale do Silício se especializou em construir ferramentas que reorganizam sociedades inteiras — e depois finge que são “produtos neutros”.

4. O Vale do Silício se afastou do governo — ao contrário da China

Este é um ponto que dialoga muito com sua visão de Estado desenvolvimentista e com Mazzucato:

O Vale do Silício original (anos 1950–1990) dependia profundamente de DARPA, NASA, DoD e financiamento federal. As empresas atuais, por contraste, evitam o Estado, rejeitam contratos públicos, rejeitam missões nacionais, evitam temas de defesa e se concentram em aplicações comerciais.

Karp considera isso um erro estratégico, porque:

“em um confronto tecnológico com Estados autoritários, inovação sem propósito não basta.”

5. A Palantir como “anti-Silicon Valley”

Ele inclusive se coloca como um outsider do Vale:

sua empresa nasceu com foco em defesa, segurança e política pública, atende o governo antes de atender o setor privado, abraça o debate democrático sobre uso de dados, e rejeita o discurso libertário anti-Estado.


Deixe uma resposta