A riqueza das nações pode ser entendida a partir da análise dos sistemas produtivos

Em 3 de janeiro de 2019 a China pousou o primeiro robô (https://www.theguardian.com/science/2019/jan/03/china-probe-change-4-land-far-side-moon-basin-crater) do lado escuro da lua( https://en.m.wikipedia.org/wiki/Far_side_of_the_Moon). Foi um feito notável para o sistema produtivo chinês! Construir uma nave e um robô para pousar do lado oculto da Lua. A China caminha a passos largos para se tornar um país rico. Vamos imaginar por um momento todos os produtos feitos no mundo. Alguns produtos são mais sofisticados, mais complexos e mais caros. Outros são mais simples e baratos. Os países ricos são capazes de produzir e vender no mercado mundial esses produtos complexos, os países pobres não. Hj temos o mapa produtivo de cada país do mundo graças a metodologia incrível desenvolvida por Hausmann e Hidalgo em 2007. Podemos ver mapas de sistemas produtivos como esse aqui da Coreia do Sul para qualquer país do mundo em qualquer ano desde 1960:

E mais! Com os trabalhos de Flavio Pinheiro podemos agora calcular a distância de qualquer sistema produtivo do mundo em relação aos produtos mais sofisticados que existem. Quem é capaz de fazer o que hj no planeta? O eixo X mede a complexidade do sistema produtivo do país e o eixo Y mede a distância do sistema produtivo do país em relação a produtos sofisticados:

Paper aqui: https://arxiv.org/pdf/1801.05352.pdf

mineração de Hélio3 na Lua:

https://www.extremetech.com/extreme/197784-china-is-going-to-mine-the-moon-for-helium-3-fusion-fuel

Índia manda foguete para a Lua:

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2019/07/22/india-lanca-missao-lunar-chandrayaan-2.htm

3 thoughts on “A riqueza das nações pode ser entendida a partir da análise dos sistemas produtivos”

  1. Um exemplo simples para entender o nível de produto complexo da China em relação aos Estados Unidos, compare os smartphones da Apple (EUA) com os da Xiaomi (China), o nível de diferenciação é insano. O nível de sofisticação da Xiaomi faz da Apple um fusquinha. Se depender da chinesa Xiaomi em breve a Apple, ou pelo menos o Iphone se tornará um Blackberry.

  2. A China é um país em franco desenvolvimento industrial, tecnológico e econômico. Eu lembro que a pessoal tirava “sarro” dos produtos chineses (alguns ainda tiram, mania de brasileiro né), hoje quem tira “sarro”, são eles de nós. Na minha área de atuação, lembro que as pessoas falavam mal das estações totais ou dos receptores GNSS chineses, que eram cópias baratas e mal feitas dos grandes e tradicionais fabricantes suiços, alemães e americanos. Eu lembro que na época, isso há uns 15 ou 10 anos atrás, eu respondia: “pelo menos eles estão fazendo. Com o tempo eles vão melhorando. E nós?”. Hoje, o produto deles já está bem mais evoluído do que na naquela época, já estão até implementando um sistema próprio de satélites para posicionamento. E nós? Continuaremos feitos bobos da corte tirando sarro deles?

Deixe uma resposta