*escrito com Fausto Oliveira
Alguém ainda lembra do que significava a expressão BRICS? Era o conjunto de grandes países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (esta última era o S da sigla, por óbvio, South Africa). Todo esse pessoal era a promessa de desenvolvimento do século 21, uns foram e outros ficaram. Talvez quem mais tivesse semelhança (relativamente, claro) com o caso brasileiro fosse a África do Sul. O país é uma gigantesca mina de ouro. Assim como o minério de ferro no Brasil. Alguém poderia recomendar à África do Sul se especializar na extração e venda do ouro, afinal é um mineral metálico muito mais caro do que o ferro. O país poderia então usar bem sua vantagem comparativa e garantir um futuro de prosperidade.
Mas a África do Sul tentou um pouco mais: BELL EQUIPMENT. (consulte o site e deixe seu queixo cair, em https://www.bellequipment.com/products). A BELL Equipment é uma empresa sul-africana que disputa o mercado mundial de máquinas pesadas para mineração e outros setores. Seu produto campeão é o caminhão articulado para cargas de minério. Mas nem por isso a empresa deixa de perseguir outros mercados. Hoje, além de linha completa para transporte de minérios, a empresa tem modelos próprios para movimentação de terra e materiais a granel, manipulação de produtos florestais, manipulação e transporte de produtos agrícolas, construção e manutenção de rodovias, britagem e peneiramento de pétreos, além de uma linha de equipamentos de nicho para aplicações mais especializadas. Presença mundial da BELL: toda a África, Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, Espanha, Sudeste Asiático, Oceania, Oriente Médio e Américas. Mesmo assim, é certo que alguém dirá que o país ainda deveria estar restrito à escavação de minas de ouro, com toda vulnerabilidade e limitação que tal opção lhe traria.

Poxa, muito interessante. Basicamente, ao invés de eles simplesmente dependerem do setor em que eles têm vantagem comparativa, eles se preocuparam em construir uma empresa tecnológica que fornece produtos para serem usados no setor em que eles possuem vantagem comparativa. Afinal, eles sabem que o setor onde eles têm essa vantagem vai durar por muito tempo. Logo, essa empresa tecnológica vai continuar tendo mercado. E ainda por cima dominaram mercados em outros países. O Brasil bem que poderia tentar fazer isso também. Temos muitos setores que possuem uma grande vantagem comparativa, a agropecuária e a mineração por exemplo.