O EDGE Group, conglomerado estatal de defesa e tecnologia de Abu Dhabi, anunciou acordo para adquirir 100% da Akaer, empresa de engenharia aeroespacial de São José dos Campos. É a terceira compra do grupo emiradense na base industrial de defesa brasileira desde setembro de 2023. As duas anteriores foram a SIATT — a empresa do MANSUP, nosso míssil antinavio — e a Condor, líder mundial em armas não letais. O valor da Akaer não foi divulgado, e a operação ainda depende de aprovação regulatória.
Vale olhar isso com as lentes da complexidade econômica, porque o caso é mais interessante — e mais desconfortável — do que o debate público tem sugerido.
O que foi comprado
Comecemos pelo que a Akaer é. Fundada em 1992, acumula mais de 10 milhões de horas de engenharia aeroespacial. Participou do desenvolvimento do caça F-39 Gripen, do cargueiro KC-390 da Embraer, do Super Tucano, dos jatos executivos Legacy, do trainer turco Hürjet, e trabalhou na modernização dos P-3 Orion da FAB. Venceu em 2023 a licitação para modernizar o EE-9 Cascavel do Exército. Tem pouco mais de 500 funcionários.
Nada disso é uma fábrica. É engenharia — projeto conceitual, análise estrutural, integração de sistemas, industrialização. Na linguagem que uso nos mapeamentos regionais, são capacidades de altíssimo ICA-R: atividades que exigem combinações raras de conhecimento tácito acumulado ao longo de décadas e que, por isso, existem em pouquíssimos lugares do mundo. São José dos Campos é, junto com poucas outras aglomerações brasileiras, um dos raros territórios do Hemisfério Sul onde essas capacidades estão densamente instaladas.
A SIATT é da mesma natureza. Desenvolve o MANSUP, míssil antinavio de superfície que equipará as fragatas da classe Tamandaré, e a versão de alcance estendido MANSUP-ER. Míssil guiado é, no espaço-produto, um dos nós mais periféricos e mais difíceis de alcançar: exige propulsão, materiais, buscador, navegação inercial, controle, integração — cada um deles uma capacidade que leva uma geração para constituir. O Brasil está no grupo pequeno de países que conseguem fazer isso de forma independente.
Foi essa densidade que o EDGE comprou. E é importante ser preciso: o grupo comprou capacidades instaladas em território brasileiro, não as levou embora.
A cadeia que o EDGE montou
O padrão das três aquisições é o que mais me chama atenção. Não é um portfólio financeiro. É uma cadeia vertical montada com deliberação.
A SIATT trouxe mísseis guiados, buscadores e navegação. A Condor trouxe a liderança mundial em tecnologias não letais. A Akaer traz estruturas aeronáuticas, sistemas espaciais, drones e integração de plataformas. Junte as três e você tem, dentro do Brasil, uma capacidade que vai do projeto conceitual da plataforma ao armamento inteligente que ela carrega. O CFO do grupo foi explícito ao dizer que a Akaer será concentrada em aeroespacial, drones, espaço e modernização — o programa de drones JENIAH já vinha sendo desenvolvido em parceria antes da compra.
Executivos do EDGE afirmaram publicamente que o grupo já investiu cerca de R$ 3 bilhões no Brasil. E a SIATT, que antes da entrada dos emiradenses não exportava nada, fechou em 2024 um contrato de US$ 350 milhões com o governo dos Emirados, intermediado pelo próprio EDGE, e inaugurou sede nova em São José dos Campos.
Ou seja: entrou capital, entrou mercado, e as capacidades se adensaram no território. Pela métrica fria da complexidade, o ICE-R de São José dos Campos não caiu — provavelmente subiu.
Onde a métrica não alcança
Aqui é preciso ser honesto sobre os limites da própria ferramenta que uso.
O ICE-R mede capacidades produtivas localizadas em um território. Ele não tem nenhuma coluna para propriedade. Uma planta de motores elétricos em Jaraguá do Sul entra na conta do mesmo jeito, seja o capital catarinense ou chinês. Isso é uma virtude do índice quando queremos entender o que um território sabe fazer. E é uma cegueira quando a pergunta é outra: quem decide o que esse território vai aprender a fazer em seguida?
Porque a diversificação por adjacência — a tese central da complexidade — não é um processo automático. Alguém decide qual capacidade adjacente vai ser perseguida, com que capital e em que prazo. Quando a decisão migra para um conselho em Abu Dhabi, o vetor de aprendizado do território passa a ser definido pelo interesse estratégico de outro Estado. Pode coincidir com o brasileiro. Pode não coincidir. E o ponto sensível não é o produto de hoje, é a fronteira de amanhã.
Há salvaguardas reais, é justo registrar. A propriedade intelectual do MANSUP é compartilhada com a Marinha por contrato assinado em 2025, com pagamento de royalties. Na SIATT, os sócios fundadores brasileiros mantêm 50,1% do capital e 60% do capital votante. O EDGE afirma que a Akaer manterá o status de Empresa Estratégica de Defesa, continuará operando do Brasil e preservará a governança local.
Mas o caso da Akaer é diferente dos anteriores em um ponto que não é detalhe: são 100% do capital. Não há sócio nacional. E a manutenção do enquadramento como EED para uma empresa integralmente estrangeira é exatamente o nó jurídico que a SBPC, o Clube de Engenharia e outras entidades levaram à Presidência da República, pedindo suspensão da operação e auditoria. O governo, até agora, não explicitou o critério que vai adotar.
O espelho que ninguém está olhando
Agora a parte que considero a mais reveladora, e que quase não aparece na discussão.
O que os Emirados Árabes Unidos estão fazendo é, ponto por ponto, o manual da complexidade econômica aplicado por um Estado que leva a sério a própria diversificação. Um país que vive de renda de hidrocarbonetos, sabe que essa renda tem prazo de validade, e usa o excedente para comprar capacidades raras onde elas existirem. Criado apenas em 2019, o EDGE já reúne mais de 25 empresas, cerca de 12 mil funcionários, receita ao redor de US$ 5 bilhões e carteira de pedidos estimada em US$ 20 bilhões. Isso é Estado empreendedor no sentido de Mazzucato — capital paciente, tolerância a risco tecnológico, horizonte longo, direcionalidade explícita.
E nós estamos do outro lado dessa transação. Vendendo capacidade de engenharia acumulada em trinta anos, boa parte dela construída com dinheiro público em programas de Estado, para um petroestado que está tentando fazer o que o Brasil deveria estar fazendo.
Não escrevo isso como acusação aos Emirados. Eles estão sendo racionais e competentes. O problema é do nosso lado do balcão.
O que de fato deveria nos incomodar
Porque a bandeira do comprador é a parte menos importante da história. O que deveria doer é a razão pela qual a empresa estava à venda.
A Akaer chegou a julho de 2026 endividada, com salários atrasados e dificuldade para honrar compromissos com fornecedores. Segundo o CFO do EDGE, foi o próprio governo brasileiro — Ministério da Defesa e integrantes das Forças Armadas — que procurou o grupo emiradense na LAAD para discutir alternativas que evitassem a falência de mais uma empresa da nossa base de defesa. O controlador anterior deixará a gestão.
Leia essa frase de novo. O Estado brasileiro procurou um conglomerado estatal estrangeiro para salvar uma empresa que ele mesmo classificou como estratégica.
Não foi um leilão em que perdemos no preço. Foi a constatação, feita por quem estava dentro do governo, de que não havia mecanismo doméstico capaz de manter viva uma engenharia de altíssima complexidade atravessando um aperto de caixa. E não é um caso isolado: a Avibras vinha em crise parecida, e chegou a ser cogitada uma fusão com a própria Akaer, com apoio do BNDES, que não saiu do papel.
Esse é o padrão que venho descrevendo há anos, agora no seu formato mais cruel. Uma economia com juro real alto, câmbio que oscila entre a sobrevalorização que estrangula a manufatura e a desvalorização que encarece o insumo importado, e um sistema de financiamento que não sabe precificar risco tecnológico de longo prazo. Nesse ambiente, empresa complexa não morre por falta de competência. Morre por falta de balanço. Os engenheiros da Akaer eram bons — o que faltava era recurso.
E capacidade complexa, quando se dispersa, não volta. Reconstituir trinta anos de horas de engenharia leva outros trinta.
O que observar daqui para frente
Três coisas, na minha leitura.
A primeira é o critério regulatório. Se o Ministério da Defesa mantiver o enquadramento como EED de uma empresa 100% estrangeira, terá criado um precedente que redefine na prática o que a Lei 12.598 significa. Vale acompanhar como isso será fundamentado.
A segunda é o destino do corpo técnico sênior. Enquanto os engenheiros continuarem em São José dos Campos, projetando, a capacidade permanece no território — e podendo, inclusive, se adensar com capital novo. Se a função de projeto migrar para Abu Dhabi e sobrar aqui a execução, aí sim teremos perdido o que interessa. Essa distinção é toda a diferença entre um território que aprende e um que apenas executa.
A terceira, e mais importante, é se o episódio vai produzir alguma resposta de política. Alckmin mencionou a retomada de linhas do BNDES e do PROEX quando perguntado sobre o assunto, mas passou ao largo do ponto central. A pergunta que fica sem resposta é simples: qual é o instrumento brasileiro de capital paciente para empresa estratégica de alta complexidade em dificuldade financeira? Enquanto a resposta for “não existe”, a próxima Akaer também será vendida — e provavelmente para o mesmo comprador.
O EDGE não tomou nada de nós. Ele apenas apareceu com dinheiro na hora em que ninguém aqui apareceu.
Fontes: comunicados do EDGE Group e da Akaer (16/07/2026); entrevista do CFO Rodrigo Torres à CNN Brasil; Janes; InvestNews; Exame; moções da SBPC, do Clube de Engenharia e da EngD; balanço da SIATT.

