Brasil e Suécia: qual a diferença?

*escrito com Daniel Bispo

O Brasil exporta, por ano, cerca de 220 bilhões de dólares. A Suécia, exporta cerca de 140 bilhões de dólares. Ou seja, a Suécia tem somente 5% da população brasileira e um território 18 vezes menor que o nosso, mas exporta 60% daquilo que exportamos. Como isso é possível? Economia complexa é a resposta certa, a Suécia é a quinta economia mais complexa do mundo. A Suécia é a pátria mãe de empresas como a Electrolux, Ericson e Spotify. Considerável parte desse alto volume de exportação sueca são os produtos automobilísticos. A Suécia também é mãe das marcas Volvo e Scania, que estão entre as maiores fabricantes de caminhões pesados do planeta e no Brasil são, respectivamente, a segunda e a terceira marcas de caminhões que mais venderam unidades no ano passado. As empresas suecas, só em 2018, colocaram 18 mil caminhões nas estradas brasileiras. Embora haja negociações acionárias de compra da Scania pela estatal alemã Volkswagen e de parte da Volvo pela chinesa Geely, a sede de ambas as empresas ainda permanecem na Suécia e geram, juntas, mais de 135 mil empregos. No Brasil há cerca de 220 empresas suecas que movimentam mais de 30 bilhões de coroas suecas anualmente. Tanto que São Paulo é frequentemente chamada de ‘a segunda maior cidade industrial da Suécia’ (depois de Gotemburgo).

Fontes:

8 marcas disputam o segmento de caminhões pesados. Quem vendeu mais em 2018?

10 world-shaping Swedish companies

https://oec.world/pt/profile/country/bra/

https://oec.world/pt/profile/country/swe/

https://www.swedenabroad.se/pt/sobre-a-su%C3%A9cia-non-swedish-citizens/brasil/visitar-a-su%C3%A9cia/rela%C3%A7%C3%B5es-comerciais-entre-a-su%C3%A9cia-e-o-brasil2/

*A questão hoje em dia é que tanto a Volvo quanto a Scania vão muito além de produtoras de veículos. Ambas têm outras divisões, mas na prática elas têm tanto faturamento com a operação industrial que podem se dar ao luxo de fazer pesquisa de vanguarda. Driverless truck, automação industrial fina, simuladores virtuais, realidade aumehtada, telemetria e outros desenvolvimentos são o core tecnológico atual da Volvo e da Scania. Por exemplo: a mineração pesada no mundo inteiro usa equipamentos de perfuração de rochas. A Suécia é líder folgada na oferta de perfuradores de todo tipo.

3 thoughts on “Brasil e Suécia: qual a diferença?”

  1. Professor, a turma liberal em páginas do face, canais do youtube e think tanks advogam que, se aumentássemos a produtividade da nossa agricultura e mineração para o padrão australiano enriqueceríamos muito. A partir disso defendem que se facilitássemos a importação de maquinários e equipamentos estaríamos tomando uma medida mais eficiente do que se industrializar. Como senhor vê esse raciocínio?

Deixe uma resposta