O caminho seguido pelos países nórdicos representa uma opção interessante para o Brasil e países latino-americanos. Ao invés de simplesmente continuar extraindo recursos naturais, madeira, pesca e petróleo, os países nórdicos foram capazes de dar saltos no sentido de sofisticação produtiva relacionados a essas commodities. A indústria de caminhões da Suécia, a indústria moveleira também na Suécia e Finlândia, as plataformas de exploração de petróleo e navios produzidos na Noruega e Dinamarca. O maquinário ligado à produção de móveis, mecânica e engenharia de navios, prospecção e extração de petróleo e assim por diante. Os países nórdicos foram capazes de progredir no domínio tecnológico relacionado a commodities; primeiro no processamento das mesmas, em madeira com MDFs por exemplo, e depois sendo capazes inclusive de produzir o maquinário necessário para processar e extrair commodities. A Dinamarca, por exemplo, produz hoje os maiores navios do mundo. A Suécia está junto com Finlândia e Dinamarca sempre nas posições principais dos rankings de complexidade. Aqui aparece mais um segredo dos nórdicos, o domínio da complexidade econômica, mesmo em meio à abundância de recursos naturais. As pautas de exportação abaixo de Noruega, Finlândia e Dinamarca mostram essa interessante combinação entre recursos naturais brutos e bens complexos ligados à commodities.

esse pensamento invade em quem pensa todos os dias, por que? hoje após muito estudo e pesquisa sabemos a origem e ela perdura entre nos e dificilmente iremos mudar, muito difícil, ate o momento que os que usurparam nossa independência veem que apodrecemos e quem sabem achem melhor modificar o modus operandi da América Ibérica, de fio a pavio….
verifiquem a historia milenar desses povos, conviveram entre si com comandos diversos e liberdades constantes, algum dia, a exceção da segunda guerra, alguém teve a coragem de invadir e ter para si o domínio dos Vikings? ainda na famigerada vida hitleriana aconteceu de terem que sair correndo de la dentro. Simples assim