China e o Catch-up Tecnológico no Setor de Telecomunicações

*escrito por Uallace Moreira

Texto para Discussão de minha autoria, realizado como consultor em uma pesquisa de parceria entre @cepal_onu e @ipeaonline. Como a China alcançou o desenvolvimento nacional do setor de telecomunicações? Analiso o catch-up tecnológico da China em telecomunicação, utilizando o arcabouço teórico e metodológico da teoria do ciclo de vida da tecnologia e o Sistema Setorial de Inovação (SSI). Com esse arcabouço, analiso o regime tecnológico e os atores envolvidos nesse processo. Um dos principais elementos é compreender a articulação entre Governo, empresas privadas e estatais nacionais, o papel das universidades e Institutos tecnológicos; como a articulação entre esses atores foi fundamental para a China internalizar tecnologias estrangeiras.

O governo Chinês promoveu um processo de abertura e reformas internas, com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros e empresas para o país. Mas ao mesmo tempo, criou grandes operadoras de telecomunicações nacionais, as quais dominam o mercado nacional. Após várias reformas e politicas do governo Chinês, as operadoras de telecomunicações dominaram o mercado. A China Mobile lidera com participação de mercado de 39,9%, seguida em 2° lugar pela China Telecom (participação de 20,4%), e em 3° a China Unicom,participação de 15,7%. Quarto lugar é a China Communications Services, com participação de 6,4%, e a China Railway Signal and Communication, com participação de mercado de 2,1%. Essas cinco empresas correspondiam a 85,2% das receitas do mercado de serviços de telecom em 2020. Consolidou-se um grande oligopólio estatal em telecomunicações,articulando a demanda por serviços de telecomunicações com a oferta das empresas fabricantes de equipamentos de telecomunicações, principalmente adotando a política de indigenous companies e indigenous innovation.

A primeira parte desta pesquisa está no primeiro TD, disponível nesse link: https://www.ipea.gov.br/portal/publicacao-item?id=fd963d1d-e088-4f02-99df-039831ab2dec

Nessa primeira parte, apresento justamente a evolução das políticas adotadas pelo governo chinês para fortalecer as empresas operadoras de telecomunicações.

Nessa 2° parte apresento como houve a articulação entre as operadoras de telecomunicações e as empresas fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

https://www.ipea.gov.br/portal/publicacao-item?id=0bed7afb-b02f-499d-8128-b73e9fa45f1b

Uma característica das empresas de telecomunicações chinesas é a inserção internacional. A taxa média de crescimento das exportações entre 2000/2021 foi de 16,8%, superior às importações (10,2%), resultando em uma taxa média de crescimento do saldo BC de 21,3%. Uma das principais estratégias das empresas chinesas no setor de equipamentos de telecomunicações para o catch-up tecnológico é o elevado investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inclusive ultrapassando os investimentos das multinacionais estrangeiras em P&D.

Entre as maiores empresas de produção de equipamentos de telecomunicações, a Huawei (China) lidera o investimento como proporção das receitas operacionais, com percentual de 22,40% em 2021, percentual superior ao de todas as maiores empresas do setor na economia mundial. O elevado investimento em P&D das empresas fabricantes de equipamentos de telecomunicações e sua articulação com as operadoras de telecomunicações, contribuíram para a Huawei lograr o cath-up tecnológico, ultrapassando todas empresas e liderando mundialmente o setor. Em 2012, a Huawei superou a Ericsson em termos de receitas no mercado mundial de telecomunicações. Em 2013, a Huawei, com receita de US$ 39,46 bilhões, consolida sua posição no mercado mundial, ultrapassando a Ericsson,que teve US$ 34,92 bilhões, e também superando a Nokia. Em 2015, a Huawei apresenta receita de US$ 60,84 bilhões, ultrapassando a empresa norte-americana Cisco. Em 2017, a Huawei, com receita de US$ 92,55 bilhões, ultrapassa também a Samsung, com US$ 89,12 bilhões.

Uma das contribuições desta pesquisa é mostrar que a China logrou um catch-up tecnológico no setor de telecomunicações ao adotar uma estratégia de cath-up de stage-skipping e path-creating, sustentada em empresas nacionais – as indigenous companies/national capabilities. Mesmo com o catch-up tecnológico das empresas chinesas, um elemento que surge nos últimos anos e que pode ter impactos relevantes sobrr as empresas chinesas é o cenário geopolítico, com países adotando restrições à inserção da China em alguns mercados.

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