China e Russia se juntam para se defender do Ocidente

*escrito com Uallace Moreira

Em recente relatório divulgado por pelo governo da Rússia fica claro que o cenário geopolítico do século 21 aproxima cada vez mais China e a Rússia para uma aliança estratégica. As atuais relações Rússia-China de parceria abrangente e cooperação estratégica têm uma característica de camaradagem já desenvolvida já nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. O contexto histórico atual carrega ecos profundos em relção ao passado. O governo alemão acusa abertamente o estado russo de ter envenenado o político da oposição Alexei Navalny e ameaça a Rússia com sanções. Diz o  relatório do governo russo: “Em princípio, a resposta geopolítica ao longo desses anos consistiu em reconhecer que nossos parceiros ocidentais não eram confiáveis, incluindo, infelizmente, membros da União Europeia. […] Tínhamos muitos planos de longo alcance e há documentos que indicam o caminho para o desenvolvimento das relações com a UE no setor da energia e da alta tecnologia e para o reforço da cooperação económica em geral.” Entretanto, o comportamento da Alemanha contra Moscou tem deixado o governo russo em alerta e com uma visão clara de que a parceria com a China é o caminho mais estratégico para o país. É importante levar em consideração que a Aliança entre Rússia e China já acontece também na esfera financeira; estão se unindo para reduzir sua dependência do dólar.  No primeiro trimestre de 2020, a participação do dólar no comércio entre Rússia e China caiu abaixo de 50% pela primeira vez. Rússia e China reduziram drasticamente o uso do dólar no comércio bilateral nos últimos anos. Até 2015, aproximadamente 90% das transações bilaterais eram realizadas em dólares. Após a eclosão da guerra comercial EUA-China e um impulso conjunto de Moscou e Pequim para se afastar do dólar, o número caiu para 51% em 2019.

Para quem tiver interesse, em 2017 escrevi um artigo para o Russian Institute for Strategic Studies (RISS), abordando a estratégia de uso de moeda local nas relações comerciais entre os países do BRICS:  “Use of national currencies in international settlements. Experience of the BRICS countries” (http://nkibrics.ru/posts/show/5a4f37cd6272695d47140000)

Fontes:

https://asiatimes.com/2020/10/russian-foreign-policy-enters-new-phase/

https://asia.nikkei.com/Politics/International-relations/China-and-Russia-ditch-dollar-in-move-toward-financial-alliance

Deixe uma resposta