Curso EAD Online Intérpretes do Brasil com José Márcio Rego, matrículas abertas até sexta-feira 14/Janeiro


A partir da década de 1990 intensificou-se a inserção no currículo de inúmeros cursos de economia e demais ciências sociais de disciplina sobre os “intérpretes” do Brasil. Por este nome, designam-se autores que procuraram formular visões estruturantes sobre a formação histórico-social brasileira. Quase todos eles, a partir de sua interpretação, propuseram alternativas. A palavra nação é o vocábulo apropriado para expressar o foco da preocupação intelectual dos intérpretes. Quase todos do século XX, trabalharam para entender o sentido da nacionalidade brasileira e procuraram decifrar a existência de uma identidade nacional num Brasil fragmentado, marcado por enormes desigualdades de renda e riqueza e parca integração econômica, social e cultural. Esse curso procura explicar e destrinchar essas visões “fundantes” de Brasil. Há uma estrutura básica a ser perseguida durante as aulas. Esta compõe-se de: (a) uma introdução, com os principais dados biográficos do autor e a contextualização de sua obra; (b) a exposição sucinta das suas principais teses. Explicamos nas aulas as principais contribuições de cada autor, geralmente com recorrência a outros autores que o analisaram, e inclusive, apontando as objeções de críticos. Sugerimos também alguns trabalhos que podem auxiliar os interessados a aprofundar seus estudo sobre os temas abordados. As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por leigos. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante. As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops. Teremos convidados especiais no curso para algumas aulas: Juliane Furno, Gabriel Galipolo, Elias Jabbour, Bresser-Pereira, Jesse Souza e Iris Kantor. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. A inscrição no curso inclui consultoria Online por Chat e e-mail para discussões, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas aos temas do Curso. As vagas são limitadas para podermos dar conta de esclarecer todas as dúvidas e debater com toda a turma. O prazo do curso é ilimitado.


Clique aqui para checar disponibilidade de matrícula


1. Joaquim Nabuco


2. Gilberto Freye


3. Sérgio Buarque de Holanda


4. Oliveira Viana


5. Caio Prado Júnior


6. Celso Furtado


7. Florestan Fernandes


8. Ignácio Rangel


9. Ruy Mauro Marini


10. Francisco de Oliveira


11. Darcy Ribeiro


12. Fernando Henrique Cardoso


13. Luiz Carlos Bresser-Pereira


14. Jessé Souza


Clique aqui para checar disponibilidade de matrícula


 

1 thought on “Curso EAD Online Intérpretes do Brasil com José Márcio Rego, matrículas abertas até sexta-feira 14/Janeiro”

  1. Gostei do curso, mas senti falta de dois pensadores cruciais para entender nossa história: Milton dos Santos e Lélia Gonzalez. Sem eles, nota-se a ausência do tema da permanência da escravidão como modulador das relações sociais no País. Fica aqui minha sugestão.

Deixe uma resposta