Brasil uma economia que não aprende, Curso EAD Online com André Roncaglia

Em nosso curso percorremos a história das ideias econômicas sobre a riqueza “invisível” das nações: o conhecimento. O incrível avanço da ciência e da tecnologia nos levou do motor a vapor à eletricidade, do transístor aos semicondutores e do computador à inteligência artificial. A humanidade sempre dependeu do conhecimento para dar saltos qualitativos na organização econômica. A história econômica das nações é a própria evolução do conhecimento aplicado à produção, ao comércio e às finanças. Neste sentido, aprender significa assimilar as forças da realidade e submetê-las ao domínio da razão humana. Para o bem ou para o mal, o conhecimento é o motor invisível da prosperidade econômica. Na marcha do desenvolvimento das nações, é preciso correr muito para manter a sua posição. Quem custa a aprender, fica para trás. O Brasil deixou de aprender a partir dos anos 1980 e, desde então, vem “esquecendo” as competências produtivas que lhe garantiriam um destaque proporcional às suas grandeza territorial e riqueza natural. A partir de experiências internacionais de sucesso de políticas industriais e de pesquisa e desenvolvimento, o curso aponta os erros que o Brasil cometeu, bem como os acertos que não prosperaram e por quê. Fugindo de polarizações ideológicas simplistas, argumentamos que uma combinação dinâmica entre mercado, Estado e sociedade civil é fundamental para canalizar a energia social rumo à expansão das capacidades tecnológicas do país. Uma estrutura produtiva mais sofisticada gerará empregos de melhor qualidade, capazes de aproveitar os investimentos em educação que os cidadãos tão arduamente fizeram. O resultado é maior bem-estar com menor desigualdade e mais oportunidades para todos os que cooperam pela prosperidade coletiva.

O curso é voltado para estudantes de graduação em economia e ciências sociais, alunos de mestrado e doutorado ou professores que queiram utilizar essa metodologia em seus cursos. As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por quem não é economista. Cada aula tem duração média de 30 minutos. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante. As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na web por até 1 ano, mas esse prazo pode ser ampliado se houver necessidade. Nesse curso passamos toda nossa experiência de mais de 20 anos com pesquisas e cursos na área de Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia, Economia Brasileira. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. A inscrição no curso inclui consultoria Online por Chat e e-mail  para discussões, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas aos temas do Curso.


1. Introdução


1.1 – Introdução


2. Breve história do pensamento sobre a riqueza das nações


2.1 – Alexander Hamilton, pai do protecionismo dos EUA

2.2 – Panorama da economia do desenvolvimento

2.3 – Clássicos do desenvolviento econômico

2.4 – Reabilitando o mercantilismo

2.5 – As ideias de Paul Romer – parte I

2.6 – As ideias de Paul Romer – parte II

2.7 – Tensões do desenvolvimento economico

2.8 – Desenvolvimento econômico como autodescoberta


 3. Ascensão e queda da indústria no Brasil


3.1 – Um mapa da indústria no mundo

3.2 – Divisao do trabalho e retornos crescentes de escala

3.3 – A contradição de Adam Smith sobre indústria e livre mercado

3.4 – A industrialização é um processo de aprendizagem

3.5 – Desindustrialização prematura ou normal?

3.6 – Desindustrialização do Brasil – parte I

3.7 – Desindustrialização do Brasil – parte II

3.8 – Desindustrialização do Brasil – parte III


4. O Brasil não conseguiu alcançar a sofisticação produtiva


4.1 – A perda de complexidade da economia brasileira

4.2 – A escada tecnológica

4.3 – O hiato de inovação tecnológica entre países

4.4 – A transferência de tecnologia entre países não ocorre espontaneamente

4.5 – A importância da complexidade das organizações

4.6 – Baixa complexidade e falta de inovação no Brasil

4.7 – Inovações, exportações e serviços no Brasil


5. A ação do estado e do mercado na história do Brasil


5.1 – Breve história do desenvolvimento brasileiro: de Vargas a FHC

5.2 – A era Lula e Dilma

5.3 – Política industrial para tigres, gansos e golfinhos

5.4 – O papel do estado e a maldição dos recursos naturais

5.5 – O falso conflito entre mercado e estado

5.6 – Desigualdade: meritocracia ou topocracia?

5.7 – Economias que são ataris e supercomputadores


6. Conclusão


6.1 – Conclusão Paulo Gala

6.2 – Conclusão Andre Roncaglia


 

4 thoughts on “Brasil uma economia que não aprende, Curso EAD Online com André Roncaglia”

  1. Prezados Paulo Gala e André Rocaglia,
    Boa tarde!
    Meu nome é Paulo Roberto Bretas, sou economista e professor do curso Cenários e Desenvolvimento Socioeconômico do Centro Universitário UNA em BH. Também sou conselheiro do CORECON-MG e assessor legislativo na ALMG.
    O livro Brasil uma economia que não aprende é muito bom! Parabéns.
    Gostaria de utilizar o livro de vocês em minhas aulas e para tanto irei sugerir que meus alun@s que adquiram o mesmo.
    Gostaria de saber se podemos fazer uma compra coletiva, em maior quantidade, com desconto. Pode ser o livro eletrônico. Também gostaria de saber se um de vocês poderia fazer uma live conosco numa terça ou quinta-feira, quando leciono a matéria, tratando dos assuntos ligados ao desenvolvimento brasileiro e de suas possibilidades.
    Desde já agradeço e deixo meus contatos.
    Paulo Roberto Bretas (31-988722332)
    paulo.roberto.bretas@gmail.com

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