Do Pré-Sal ao Campo: Como o Gás Brasileiro Pode Gerar Autossuficiência em Fertilizantes

O gás natural é a principal matéria-prima da indústria de fertilizantes nitrogenados. A parte mais importante dele nesse processo é o metano (CH₄), que compõe cerca de 85% do gás. O metano é utilizado na produção de hidrogênio (H₂), elemento essencial para fabricar amônia (NH₃) — a base dos fertilizantes nitrogenados, como ureia, nitrato de amônio e sulfato de amônio. O processo mais comum é o reformador a vapor, no qual o metano reage com vapor d’água para gerar hidrogênio e monóxido de carbono; o hidrogênio, então, reage com o nitrogênio do ar para formar a amônia.

O potencial do pré-sal para a autossuficiência em fertilizantes

O Brasil depende fortemente das importações de fertilizantes: mais de 80% do consumo nacional vem do exterior, especialmente da Rússia, China, Canadá e Oriente Médio. Essa dependência torna o agronegócio — responsável por quase 30% do PIB — vulnerável a crises geopolíticas, sanções e variações cambiais. Ao mesmo tempo, o país é um dos maiores produtores de gás natural do mundo, graças às descobertas do pré-sal, onde o gás associado ao petróleo tem alto teor energético e pureza química suficiente para uso industrial.

Com políticas adequadas de industrialização do gás, o Brasil poderia transformar o metano do pré-sal em amônia e ureia, reduzindo drasticamente as importações e criando uma cadeia química nacional integrada ao agronegócio. Isso envolveria investimentos em gasodutos, unidades de processamento de gás natural (UPGNs), plantas de amônia e ureia próximas a polos industriais e agrícolas — como os de Camaçari (BA), Araucária (PR), Cubatão (SP) e Três Lagoas (MS).

Da dependência à soberania produtiva

O desafio não é tecnológico, mas de coordenação entre Petrobras, BNDES, empresas químicas e o Ministério da Indústria e Comércio. O gás do pré-sal pode ser o motor de uma nova política industrial verde e estratégica, articulando:

Segurança alimentar, ao reduzir a dependência de fertilizantes importados; Soberania energética, ao usar recursos nacionais; Desenvolvimento regional, com novos polos de indústria química; Transição ecológica, já que o hidrogênio azul (obtido do gás com captura de CO₂) pode tornar a amônia brasileira uma das mais limpas do mundo.

O Brasil, portanto, tem uma oportunidade única: transformar o gás natural do pré-sal em riqueza agrícola e tecnológica, convertendo um recurso fóssil em alicerce para uma indústria química de futuro, integrada à segurança alimentar global.


O gás do pré-sal chega à costa brasileira por meio de uma infraestrutura estratégica composta por três grandes gasodutos submarinos: Rota 1, Rota 2 e Rota 3. Essas rotas são a espinha dorsal da integração entre a produção offshore e a indústria em terra — fundamentais para transformar o gás natural em energia, insumos químicos e fertilizantes.

Rota 1 – O primeiro caminho do pré-sal

A Rota 1, inaugurada em 2011, parte da Bacia de Santos e chega ao Terminal de Caraguatatuba (SP), com cerca de 200 km de extensão submarina e capacidade para transportar 10 milhões de m³/dia de gás natural. Esse duto foi o primeiro a viabilizar o aproveitamento comercial do gás do pré-sal, ligando os campos iniciais, como Lula e Sapinhoá, à malha de transporte existente na costa paulista.

Rota 2 – Integração com o polo fluminense

A Rota 2, concluída em 2016, conecta os campos do pré-sal da Bacia de Santos ao Terminal de Cabiúnas (Macaé, RJ). Tem aproximadamente 400 km de extensão e capacidade de transporte semelhante à Rota 1. Essa conexão foi decisiva para reforçar o abastecimento do mercado industrial e termoelétrico do Sudeste, consolidando o papel do Rio de Janeiro como principal polo logístico do gás natural brasileiro.

Rota 3 – O elo mais ambicioso

A Rota 3, ainda em fase final de implantação pela Petrobras, é a mais extensa e complexa das três. O gasoduto submarino tem cerca de 355 km, levando o gás do pré-sal até Itaboraí (RJ), onde se localiza a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj. Com capacidade de até 21 milhões de m³/dia, essa rota dobrará a capacidade de escoamento do gás do pré-sal e será essencial para alimentar a futura indústria química e de fertilizantes da região fluminense.

Além de processar o gás, a UPGN separará frações valiosas — etano, propano e butano — usadas como matéria-prima petroquímica.

O desafio das novas rotas e da interiorização

Apesar do avanço dessas três rotas, o Brasil ainda enfrenta o desafio de construir novos gasodutos para:

Ampliar o escoamento do gás do pré-sal à medida que a produção cresce; Integrar o gás natural às regiões industriais e agrícolas do interior, como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso; Conectar-se à rede boliviana e argentina, criando um verdadeiro mercado sul-americano de gás.

A construção de novas rotas exige grandes investimentos em infraestrutura e regulação estável, com participação coordenada entre Petrobras, BNDES e empresas privadas. São projetos de longo prazo, mas que podem transformar o gás do pré-sal em um vetor de reindustrialização, fortalecendo a cadeia química e tornando o país autossuficiente em fertilizantes e energia.


Deixe uma resposta