Certa vez conversando com um amigo pesquisador alemão que estudava desigualdade e educação na Paraíba fiquei chocado com um relato. Numa cidade do interior da Paraíba todos queiram estudar para sair dali o quanto antes, o objetivo principal era São Paulo onde os salários são “altos”. A universidade e o estudo eram vistos como passaporte para emigrar para capitais ou para fora do país. Ninguém tinha objetivo de ficar e aplicar os conhecimentos para melhorar o lugar; a pobreza e falta de oportunidades era tanta que o único estímulo era partir dali, mesmo que deixando conhecidos e família para trás. Pensando com mais calma depois tudo isso me pareceu obvio: a educação que não encontra respaldo em oportunidades no mercado de trabalho promove fuga de cérebros. Sem sistema produtivo para abrigar seus cérebros notáveis um país acaba simplesmente educando mão de obra para os outros, o famoso “brain drain”. Desenvolvimento econômico é acúmulo de capital humano, acúmulo de conhecimento de uma sociedade que se traduz na capacidade de produzir bens e serviços complexos que geram poder de monopólio e “lucros excedentes”. Pra isso não basta apenas investir em educação! Precisa indústria! O setor industrial converte o acúmulo de conhecimento em produtos e serviços que geram o poder de monopólio. Video sobre o tema:
Capital humano, educação, know how tácito e conhecimento produtivo: a caixa de Lego dos países
*fonte: Banco-Mundial-Inclusivo
**trabalho Jesus Felipe:
As novas gerações são o futuro. Os grandes problemas da humanidade decorrem da falta de preparo para a vida, mas no Brasil a situação é ainda pior. A humanidade inteira tem de juntar esforços para a melhora na educação das novas gerações, atualmente tão contaminada por falsos conceitos de vida. Bons livros podem melhorar a humanidade, mas precisam ser lidos.
O bom ou mal livro não é lido por quase ninguém. 80% das pessoas mesmo as de classe média e “bem educadas” não tem habito ou tempo de ler. Não creio que existe uma educação programada para doutrinar,pois mesmo se tentassem,não estariam a absorvendo. A sociedade como um todo mudou, a escola é apenas reflexo dela.
Temos muitos jovens inteligentes que infelizmente poucos sâo aproveitados!
Penso como pode essa idéia e muitas outras sejam absolutamente nâo aproveitada na
situacâo de hoje com esse problema global do meio ambiente!? Coitado do cêgo que nâo quer ver! Que acham!
**** https://www.youtube.com/watch?v=ABAj4AVQiOg ****