Empresas Bilionárias, Renda e Complexidade: o Brasil Abaixo da Curva


Um gráfico de dispersão pode contar uma história que nenhum ranking consegue. Cruzei o número de empresas com valor de mercado acima de um bilhão de dólares por milhão de habitantes com a renda per capita em paridade de poder de compra de 41 países. O resultado é uma correlação de 0,87 — fortíssima — e uma conclusão que deveria incomodar qualquer pessoa preocupada com o desenvolvimento brasileiro: o Brasil não está apenas pobre. Está gerando menos riqueza corporativa do que sua própria renda sugere que deveria.

A lógica do gráfico

A correlação entre renda per capita e número de empresas bilionárias por habitante não é acidente. Ela reflete algo mais profundo: economias ricas são ricas precisamente porque desenvolveram estruturas produtivas sofisticadas, capazes de gerar empresas que competem em escala global. Suíça, Israel, Suécia, Noruega — todos ficam acima da linha de tendência. Não só são ricos: geram empresas bilionárias em proporção ainda maior do que sua renda já elevada sugeriria. São economias onde a sofisticação produtiva excede a média esperada para seu nível de desenvolvimento.

Do outro lado da linha estão os casos que ficam aquém do esperado. E é aqui que o Brasil aparece de forma inequívoca.

O Brasil abaixo da linha

Com renda per capita PPP de aproximadamente 22 mil dólares PPP, o Brasil se posiciona num nível de desenvolvimento intermediário. Não é pobre — está bem acima de Índia, Indonésia e Vietnã. Mas tem apenas 0,27 empresas bilionárias por milhão de habitantes, um índice que o coloca praticamente junto a países com renda per capita significativamente menor. A China, com $31 mil de renda PPP per capita, tem 0,15. A Índia, com $12 mil, tem 0,24. O Brasil, com $22 mil, tem 0,27. A diferença é marginal. Para uma economia que teve décadas de crescimento, industrialização e um mercado interno de 215 milhões de pessoas, esse número é revelador.

O problema não é a ausência de grandes empresas. O Brasil tem Petrobras, Vale, Itaú, Embraer, JBS. O problema é a concentração. A estrutura corporativa brasileira é oligopólica em setores de baixa e média complexidade — commodities, bancos, varejo, telecomunicações. Faltam as camadas intermediárias de empresas tecnológicas, industriais e de serviços especializados que em economias mais sofisticadas multiplicam o número de empresas de alto valor de mercado.

O espelho asiático

A Coreia do Sul é o contraponto mais revelador. Com renda per capita PPP de $68 mil — três vezes a brasileira — tem 1,51 empresas bilionárias por milhão de habitantes. A diferença não é só de renda. É de estrutura. A Coreia construiu, ao longo de décadas, uma base industrial que gerou a Samsung, a Hyundai, a LG, a SK Hynix. Não como resultado espontâneo do mercado, mas como produto de uma estratégia deliberada de upgrading produtivo, câmbio competitivo e política industrial com condicionalidades.

Taiwan, com renda similar à coreana e apenas 23 milhões de habitantes, tem 3,29 empresas bilionárias por milhão — mais que o dobro da Coreia. O segredo é o mesmo: uma estrutura produtiva orientada para semicondutores e eletrônicos de alta complexidade, com a TSMC como caso extremo de empresa que literalmente define o estado da arte tecnológico mundial.

O Brasil fez escolhas diferentes. Especializou-se em commodities quando os preços estavam altos, deixou a indústria se desindustrializar sem política de compensação, e manteve por décadas uma combinação de câmbio apreciado e juro elevado que comprimiu as margens de qualquer empresa que tentasse competir externamente. O resultado aparece no gráfico: uma economia que deveria estar gerando mais empresas de alto valor, mas não está.

O que o gráfico não mostra — e é igualmente importante

A correlação entre renda e empresas bilionárias per capita não implica causalidade simples em uma única direção. Países não ficam ricos porque têm muitas empresas bilionárias. Eles têm muitas empresas bilionárias porque construíram as capacidades produtivas que geram riqueza de forma sustentada. As empresas bilionárias são sintoma, não causa. O que as precede é décadas de acumulação de capital humano, infraestrutura, política industrial e um ambiente macroeconômico que torna o investimento produtivo de longo prazo racional para o empresário privado.

Nesse sentido, o Brasil estar abaixo da linha de tendência não é apenas uma curiosidade estatística. É o retrato de uma economia que chegou a um nível de renda intermediário sem construir as fundações produtivas que permitiriam ir além. A armadilha da renda média não é uma metáfora. É exatamente o que o gráfico mostra: um país que não é pobre o suficiente para competir por preço, e não é sofisticado o suficiente para competir por complexidade. Preso no meio, gerando menos do que poderia.

A saída não está em torcer para que o mercado resolva espontaneamente — o gráfico mostra que os países acima da linha de tendência são justamente aqueles que tiveram estratégias deliberadas de desenvolvimento produtivo. Está em construir, de forma consistente e com horizonte de décadas, as capacidades que transformam uma economia de renda média em uma economia complexa. Esse é o projeto que o Brasil ainda não abraçou com seriedade.

Deixe uma resposta