Eficiência Micro, Estagnação Macro: o Paradoxo Brasileiro
Existe uma ideia confortável, quase reconfortante, de que empresas em ambiente de mercado operam sempre de forma eficiente. Afinal, estão constantemente pressionadas por custos, concorrência e pela busca de lucro. Se não forem eficientes, desaparecem. Essa lógica, ensinada em qualquer curso básico de economia, leva a uma conclusão aparentemente óbvia: se as empresas são eficientes, então a economia como um todo também deveria ser.
Só que não é assim que o mundo funciona, embora os modelos gostem de fingir que sim.
O ponto central é que a eficiência das empresas é sempre relativa ao ambiente em que elas operam. Uma firma pode ser extremamente bem gerida, inovadora dentro do seu setor, disciplinada em custos e ainda assim estar inserida em um sistema que limita profundamente seu potencial. Ela não escolhe a qualidade da infraestrutura, o custo do capital, o sistema tributário ou a sofisticação do tecido produtivo ao seu redor. Ela apenas responde a esses estímulos da melhor forma possível.
Isso cria uma situação curiosa: empresas podem estar fazendo tudo “certo” e, ainda assim, o resultado agregado ser decepcionante.
O erro conceitual está em confundir eficiência microeconômica com eficiência econômica no sentido amplo. Quando dizemos que uma empresa é eficiente, estamos dizendo que ela maximiza lucro dadas as condições existentes. Mas essas condições podem ser distorcidas, limitantes ou simplesmente pouco ambiciosas em termos de estrutura produtiva. Em outras palavras, a empresa otimiza dentro de um conjunto de restrições que já são, em si, ineficientes.
É o que se poderia chamar de eficiência condicional: fazer o melhor possível dentro de um sistema que não é o melhor possível.
No caso brasileiro, esse problema aparece com clareza quando olhamos para o tipo de bens e serviços que predominam na economia. O país pode ser altamente eficiente na produção de commodities agrícolas, minerais ou produtos industriais de menor complexidade. E, de fato, em muitos desses setores há empresas competitivas globalmente. Mas isso não resolve a questão central: esses setores carregam, em média, menor valor adicionado, menor densidade tecnológica e menor capacidade de gerar encadeamentos produtivos sofisticados.
Ser eficiente em produzir soja não tem o mesmo impacto econômico que ser eficiente em produzir semicondutores, equipamentos médicos avançados ou softwares complexos. Ambos os casos podem refletir excelência operacional, mas os efeitos sobre renda, salários e dinamismo econômico são radicalmente diferentes.
Aqui entra um segundo problema, menos intuitivo: a própria eficiência das empresas pode reforçar a especialização existente. Se uma firma é lucrativa e competitiva em um setor de baixa complexidade, ela não tem incentivo para migrar para atividades mais sofisticadas, que exigem investimento elevado, aprendizado incerto e retornos de longo prazo. Do ponto de vista individual, permanecer onde está é perfeitamente racional.
O resultado coletivo, porém, pode ser uma economia presa em uma trajetória de baixo dinamismo tecnológico.
Essa é a clássica falha de coordenação: o que é racional para cada agente individualmente não gera, necessariamente, o melhor resultado para o conjunto da economia. Nenhuma empresa, isoladamente, tem incentivo ou capacidade de promover uma transformação estrutural profunda. Isso exige coordenação, investimento em larga escala, políticas de longo prazo e, historicamente, algum grau de atuação do Estado.
Sim, aquele ator que muitos preferem fingir que não existe quando o assunto é desenvolvimento econômico.
Além disso, produtividade não é apenas uma questão de eficiência interna das firmas. Ela depende de como os recursos estão distribuídos entre setores, do grau de sofisticação das atividades econômicas e da capacidade de incorporar e difundir tecnologia. Uma economia pode ter empresas produtivas em termos individuais e, ainda assim, apresentar baixo crescimento agregado se estiver concentrada em atividades de baixo conteúdo tecnológico.
No fundo, o diagnóstico de que o Brasil é “ineficiente” muitas vezes simplifica demais a questão. Não se trata apenas de má gestão ou desperdício dentro das empresas. Em muitos casos, trata-se de uma estrutura produtiva que limita o tipo de eficiência possível e o impacto que essa eficiência pode gerar.
Dito de forma direta: o problema não é só fazer melhor. É fazer coisas melhores.
Sem uma mudança na composição da produção, com maior presença de setores intensivos em tecnologia, conhecimento e inovação, a economia pode continuar funcionando com empresas eficientes e, ainda assim, crescer pouco, gerar salários médios baixos e ter dificuldade de sustentar trajetórias mais robustas de desenvolvimento.
No fim, essa história toda desmonta aquela crença confortável de que basta deixar as empresas fazerem seu trabalho que o resto se resolve automaticamente. As empresas fazem, sim, o que devem fazer: maximizam lucro, ajustam custos, respondem a incentivos. O ponto é que os incentivos e as possibilidades que o sistema oferece importam tanto quanto — ou mais — do que o comportamento individual de cada firma.
E se o sistema induz a especialização em atividades de baixo valor adicionado, você pode ter uma economia inteira operando de forma eficiente… na direção errada.

