Tem algo quase irônico na história econômica do Brasil: um país que nasceu rico em recursos, mas passou séculos preso numa espécie de “modo econômico de sobrevivência”. E não, não foi por falta de oportunidade. Foi por causa de um arranjo produtivo que, de tão eficiente em explorar, acabou sendo péssimo em desenvolver.
As novas estimativas históricas de PIB per capita, baseadas em salários e preços ao longo de mais de três séculos, jogam luz sobre esse paradoxo. Elas sugerem que o Brasil não foi sempre pobre. No início da colonização, chegou a ter níveis de renda comparáveis aos de partes da Europa. A queda vem depois, e não por acaso coincide com a intensificação do uso de trabalho escravizado a partir do século XVII.
Aqui entra o mecanismo central da história: a abundância de trabalho escravo barateava o custo do trabalho de forma generalizada. Não apenas dos próprios escravizados, que viviam em condições de subsistência, mas também dos trabalhadores livres pobres. Quando você tem uma massa enorme de mão de obra extremamente barata, o salário deixa de ser um sinal de escassez e vira um reflexo de abundância artificial. Resultado: salários estruturalmente baixos.
E não para por aí. Esse tipo de economia também desestimula inovação. Se o trabalho é barato, por que investir em tecnologia, em eficiência, em capital produtivo? A conta simplesmente não fecha. A consequência é uma economia que gira, exporta, produz, mas não aprende. Um sistema que funciona, mas não evolui.
Os ganhos de produtividade, quando apareciam — como após a abertura dos portos em 1808 —, não se espalhavam pela sociedade. Eram apropriados por uma elite proprietária relativamente pequena. Isso ajuda a entender um ponto importante do debate: mesmo que se incluísse essa renda no cálculo, o PIB per capita não mudaria tanto. A média esconde o fato de que a renda estava concentrada. O trabalhador típico continuava pobre.
Esse é o ponto levantado por Edmar Bacha: as novas estimativas capturam melhor o padrão de vida do trabalhador mediano, não necessariamente o produto total apropriado pela elite. Já a leitura de Palma reforça que, mesmo entre trabalhadores qualificados — que não competiam diretamente com escravizados —, os salários também eram afetados. Ou seja, o sistema puxava todo o mercado de trabalho para baixo.
No fundo, o Brasil operou por séculos dentro de uma “armadilha”: baixo salário, baixa produtividade e baixo desenvolvimento. Um equilíbrio ruim, mas estável. E como todo equilíbrio desse tipo, difícil de romper.
A ruptura começa lentamente no século XIX, com o fim do tráfico de escravizados e, mais tarde, com a abolição. A escassez relativa de trabalho força mudanças. Salários começam a reagir. A economia, finalmente, ganha incentivos para investir em produtividade. Coincidentemente, é nesse período que o PIB per capita volta a crescer de forma mais consistente.
Curiosamente, essa trajetória dialoga bastante com a intuição de Celso Furtado. Os “pontos de virada” identificados nas novas séries históricas coincidem com as mudanças estruturais que ele já havia destacado: a crise do açúcar no século XVII e a expansão do café no século XIX. A diferença é que agora temos dados mais sistemáticos para sustentar essas interpretações.
O debate, no entanto, está longe de ser trivial. Há críticas relevantes ao uso de salários como proxy para renda em uma economia escravista. Afinal, parte significativa da produção não passava pelo mercado de trabalho livre. Ainda assim, mesmo com essas limitações, o quadro geral que emerge é consistente — e um pouco desconfortável.
A conclusão é simples, embora nada agradável: a escravidão não foi apenas uma instituição social brutal. Foi também um mecanismo econômico profundamente ineficiente no longo prazo. Ao baratear artificialmente o trabalho, concentrou renda, travou salários e bloqueou o avanço da produtividade.
Em outras palavras, o Brasil não ficou para trás por acaso. Ele foi empurrado para trás por um modelo que funcionava bem demais para poucos — e mal demais para quase todos os outros.



