*escrito com Felipe Augusto Machado
A história se repete. Basta surgir um rival à altura na luta pela hegemonia econômica que a retórica liberal dos EUA dá lugar ao pragmatismo. Agora, o avanço chinês e a desindustrialização fazem democratas e republicanos convergirem na busca por maior ativismo estatal. Trump confiou a politica comercial a R. Lighthizer, formado na Guerra Comercial com o Japão nos anos 80 (https://foreignpolicy.com/2018/08/06/you-live-in-robert-lighthizers-world-now-trump-trade/ ) Para ele, o Capitalismo de Estado da China trouxe “tremenda riqueza” às custas da indústria/tecnologia dos EUA. A solução seria forçá-la a se abrir. A Senadora democrata Elizabeth Warren, pré-candidata à Presidência, lançou recentemente um Plano econômico centrado em pol. industrial. O documento critica políticas passadas comparando-as às estratégias de países como Alemanha, Japão e China (https://medium.com/@teamwarren/a-plan-for-economic-patriotism-13b879f4cfc7). Trata-se de desvalorização cambial para promover exportações industriais; subsídios a exportações e P&D, desde que a produção ocorra nos EUA; compras governamentais de produtos “made in USA”, inclusive para desenvolver novos mercados. Tem até criação de um “Superministério” de Desenvolvimento Econômico, que substituiria o “Department of Commerce” para implementar a pol. industrial. Nada disso deve arrefecer o apetite chinês pelo seu modelo, pelo contrário. Para Pequim, Chicago não passa de uma terra distante
EUA, Japão, Zona do Euro e China sempre protegeram vários setores de investidores estrangeiros (transporte, comunicações, bancário, recursos naturais, educação, saúde, energia, defesa, manufatura high tech). Em muitos casos os investidores estrangeiros têm que transferir tecnologia e não podem ter o controle acionário do negócio. Abaixo alguns trabalhos sobre essa tema!
Plano Warren:
Setores protegidos
Setores protegidos de investidores estrangeiros em 10 países
Politica de ciencia e tencologia nos EUA
Ótimo texto sobre politica de ciência e tecnologia nos EUA
Tecnologia belica nos EUA:
Tecnologia militar nos EUA
Chutando a escada: para entender a China “liberal” e os EUA “protecionistas”
https://www.paulogala.com.br/a-tradicao-protecionista-dos-eua/
O livro retrata em perspectiva histórica que existem vários caminhos para o desenvolvimento, a depender do contexto e estratégia de cada país. Mas fundamentalmente evidencia que (ao contrário que se alardeia) não foi o liberalismo que impulsionou o processo de industrialização das economias mais avançadas.
A proteção do Japão às indústrias locais é algo notório.