Estruturas de mercado e economias de escala: concorrência, oligopólios e monopólios

*escrito com Sergio Goldbaum

Para pensar como os retornos de escala definem o tipo de concorrência encontrado em cada mercado podemos imaginar três tipos de estrutura de custos ligados a diferentes tecnologias e níveis ótimos de produção: tecnologias que demandam escalas de producao pequenas (hortaliças), medias (carros, BMW, Mercedes, Volksawagen, Toyota,etc…) e grandes (softwares e Microsoft). Uma indústria com tecnologia que resulta em quantidades ótimas de producao pequenas tende a competição perfeita: no ótimo de longo prazo, muitas firmas competirão produzindo quantidades pequenas.

Uma indústria com tecnologia que resulta em quantidades ótimas de producao médias tende a oligopólio: no ótimo de longo prazo, poucas firmas competirão produzindo quantidades medias.

Finalmente, industrias cuja tecnologia de produção exibe retornos crescentes de escala viram monopólios (naturais, alias): uma única empresa pode produzir a custos médios menores do que duas ou mais empresas.

*cidade dos botões na China:

https://www.google.com.br/amp/s/www.cbsnews.com/amp/news/welcome-to-button-town-china/

**tecnologia:

tecnologia de producao é um dos condicionantes da estrutura de mercado, talvez um dos mais importantes, mas não é o único. patentes, custos de transporte, barreiras à entrada ou à saida são outros.

***aula da Khan Academy sobre o tema:

https://pt.khanacademy.org/economics-finance-domain/microeconomics/perfect-competition-topic/monopolies-tutorial/v/monopoly-basics

https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2018-11-25/the-myth-of-capitalism-exposed?srnd=opinion&cmpid%3D=socialflow-twitter-view&utm_campaign=socialflow-organic&utm_content=business&utm_source=facebook&utm_medium=social&cmpid=socialflow-facebook-business

As G.K. Chesterton observed, “Too much capitalism does not mean too many capitalists, but too few capitalists.”

Sistema bancario brasileiro e americano:

3 thoughts on “Estruturas de mercado e economias de escala: concorrência, oligopólios e monopólios”

  1. Por falar em monopólios,etc..
    Esta acontecendo agora Audiência Pública na CAE do Senado Federal sobre Regulação do mercado de câmbio e seus impactos na economia brasileira.
    Fala-se sobre cartel do cambio que contribuiu para derrocada da indústria brasileira.

Deixe uma resposta