A China praticou dumping cambial com sua moeda ultra competitiva, quebrou patentes e forçou transferência tecnológica de empresas do ocidente para suas próprias como condição para acesso a seu mercado e mão de obra barata. Fez isso durante 30 anos e deu certo. Hj é um potência econômica e tecnológica. EUA, Japão e Alemanha finalmente perceberam o truque e começaram a tentar proteger suas empresas agora com tarifas, fundos estatais de proteção e proibição de controle estrangeiro em setores chave. Foi o mesmo truque que Alemanha, Japão e EUA usaram pra derrubar a Inglaterra no século XIX; que também deu certo, só que eles se esqueceram disso. A Inglaterra por sua vez fez a mesma coisa para derrubar os holandeses dos 1600. Quando um país fica rico a defesa do “livre mercado” é a posição natural para evitar a subida dos fracos e chutar a escada; para defender o domínio do core tecnológico mundial. A China não respeitou as “instituições do ocidente” e foi pra cima. E agora José? E o Brasil como fica nessa história?
Caso do Japão:
Caso da China:
https://www.paulogala.com.br/huawei-um-belo-exemplo-do-triunfo-tecnologico-da-china/
Caso da Alemanha:
https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_807.html
Caso do Reino Unido:
https://www.gov.uk/government/topical-events/the-uks-industrial-strategy
Caso da França:


Documentário sobre o livro:
muito interessante!! parabéns pela ideia do artigo!!! vc tem canal no youtube?
thanks! tenho sim: https://www.youtube.com/watch?v=pZOpAszNLaE
Tem sim, com o nome dele. Excelente!
Estou lendo o livro “Chutando a Escada” e é exatamente isso. A China conseguiu construir sua própria escada (há diferenças claras ao meu ver daquilo que o livro aborda entre séculos XVIII e XIX e o caso atual) e agora está intimidando os grandões do mundo.
Mais uma vez obrigado Mestre Paulo Gala! Eu gosto demais do seu blog e o canal no YouTube, o material didático que tem colocado a disposição dos internautas de forma gratuita é de um nível intelectual altíssimo, obrigado mesmo.
Estou fazendo o curso da “Complexidade Econômica” On-line e em breve irei me inscrever neste curso da China.