EUA lutam para manter a supremacia na indústria mundial de semicondutores

*escrito por Uallace Moreira para o BLOG

Desde o final da década de 1990, a indústria de semicondutores dos EUA tem sido a líder em participação no mercado de vendas global, com quase 50% de participação no mercado global anual (figura abaixo)

Além disso, as empresas de semicondutores dos EUA mantêm uma posição de liderança ou altamente competitiva em P&D, design e tecnologia de processo de fabricação. Depois dos EUA, temos a Coreia do Sul, Japão, Europa, Taiwan e China. O que esses países têm em comum? Todos têm suas empresas nacionais produtoras de semicondutores, fator essencial para a soberania nacional. Nesses países os governos investem recursos públicos no setor de semicondutores porque o retorno financeiro é grande. O Brasil pode fazer parte desse grupo seleto de países produtores de semicondutores/chips na economia global?  Pode, pois temos uma empresa nacional se desenvolvendo, que  o governo quer fechar, destruir. Nos EUA, Biden já deixou claro que irá direcionar as compras públicas para o mercado interno e para as indústrias norte-americanas, para fortalecer cadeias produtivas locais e empresas nacionais. Ou seja, o que Biden vem fazendo nos EUA é justamente proteger seu mercado interno e fortalecer empresas nacionais, principalmente diante dos conflitos com a China no mercado mundial. A disputa tecnológica entre Samsung e TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.) pelo domínio tecnológico de semicondutores mostra como a CEITEC (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada) é uma empresa estratégica para a economia brasileira. O catch up tecnológico e a superação da renda média tem como um dos principais elementos o desenvolvimento da indústria de semicondutores, de modo que o papel do CEITEC no Brasil é essencial.

 

Referências:

https://www.linkedin.com/pulse/empresa-do-chip-boi-julio-oliveira

https://twitter.com/JulioLeaoJr/status/1354114976580034560

https://www.economist.com/finance-and-economics/2021/01/26/president-joe-biden-signs-an-executive-order-to-buy-american

https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/issue/view/3/Princ%C3%ADpios%20160

https://www.wecoletivo.com/post/a-guerra-tecnol%C3%B3gica-entre-samsung-coreia-do-sul-x-tsmc-taiwan-sinal-da-import%C3%A2ncia-da-ceitec

https://rib.ind.br/catch-up-tecnologico-e-a-superacao-da-renda-media-o-papel-do-ceitec-no-brasil/

Deixe uma resposta