Fazer carros é uma atividade econômica trivial? Da na mesma plantar bananas ou produzir carros? É razoável imaginar que um país deve se especializar na produção de bananas para trocar no mercado mundial por produção de carros? E as diferenças de poder monopolístico e lucro das marcas de veículos? E as economias de escala e escopo? Possibilidades de aprendizagem e difusão tecnológica para outros produtos? Nada disso é relevante? Quem modelou isso de maneira mais formal foi Paul Krugman com sua nova teoria do comércio; usou ideias dos antigos economistas do desenvolvimento. Não quero dizer com isso que todos países do mundo deveriam se especializar na produção de carros, nem que a produção destes é fácil ou “pode ser promovida pelo estado”. Mas na prática quem produz carro é mais rico do que quem não produz carros. Abaixo os maiores produtores de bananas e carros do mundo!
https://www.paulogala.com.br/producao-de-carros-no-mundo-visual-em-rede-complexa/
Prof. acho que faltou a tabela comparativa dos paises produtores de carros e produtores de bananas
acabei de por!