Ghana “produz” peixes, a Holanda produz máquinas de FotoLitografia. Isso explica a pobreza de Ghana e riqueza da Holanda!

*escrito com Felipe Augusto

O governo da Holanda ajudou com subsídios durante anos uma empresa campeã nacional que depois seria essencial para a indústria de microchips no mundo. Essa máquina custa o equivalente a um avião da Boeing, U$120 milhoes! Conheça a ASML, a empresa mais imprescindível da cadeia global de eletrônicos. Produtora de máquinas fotolitográficas, passou décadas em dificuldades e foi salva por subsídios holandeses. Seu primeiro Protótipo de produção saiu em 2006 mas a máquina só foi comercializada em 2018! hoje 1/3 das receitas da empresa vem dessa maquina (EUV). A empresa faz um processo altamente complexo e sofisticado de usar a luz pra ajudar na produção e desenho de circuitos integrados. Suas concorrentes são a Nikon e Cânon. Hoje vale mais que Volkswagen, Siemens e Airbus e domina o mercado. Os três maiores produtores de chips do mundo dependem dessa empresa: Intel nos EUA, Samsung na Coreia e TSMC em Tawain. Ghana “produz” peixes!

Peixes de Ghana!

5 thoughts on “Ghana “produz” peixes, a Holanda produz máquinas de FotoLitografia. Isso explica a pobreza de Ghana e riqueza da Holanda!”

  1. Paulo, obrigado pelas informações disponibilizadas em seu site. São realmente enriquecedoras. Você tem feito a diferença!

  2. Caríssimo, qual foi o erro da politica que protegeu o “computador nacional” da COBRA, na década de 70/80? a história dessa empresa parece muito com o que você sempre tem defendido: apoio a produtos não-ubíquos.

Deixe uma resposta