*escrito por Uallace Moreira para o BLOG
Como a Coreia enfrenta a guerra pelo domínio tecnológico mundial? Fortalecendo suas empresas nacionais e investindo em inovação. As empresas nacionais na Coreia do Sul, conhecidas como Chaebols, são atores essenciais. Recentemente, a coreana SK Hynix, a segunda maior fabricante de chips do mundo, anunciou um acordo recorde de US$ 9 bilhões para comprar a operação de chips de memória flash da Intel, enquanto busca reforçar sua posição contra a gigante rival Samsung Electronics. A SK Hynix já é o segundo maior fabricante mundial de chips DRAM, usados em computadores e servidores, e o segundo maior fabricante de chips em geral. Em um processo regulatório, a SK Hynix comprou a “divisão de negócios NAND da Intel, exceto a divisão Optane” por 10,3 trilhões de won, com a fábrica da Intel em Dalian, China, incluída no negócio. A SK hynix espera triplicar suas vendas de chips de memória NAND nos próximos cinco anos devido à recente aquisição dos negócios da Intel. De acordo com os indicadores de vendas e lucros da empresa este ano, tudo indica que essa meta será facilmente alcançada, de acordo com a empresa, o setor global de armazenamento de data center deve crescer de 0,9 bilhão de terabytes (TB) para 5,1 bilhões de TB em 2030, com SSDs aumentando de 10% este ano para 43% no período.
A SK hynix registrou 1,07 trilhão de won em lucros líquidos no terceiro trimestre, 117,5% a mais que no ano anterior, de acordo com um documento regulatório divulgado, conforme a demanda por chips móveis disparou durante a pandemia de COVID-19. Além da Sk Hynix, A Samsung Electronics também vem elevando seus investimentos em inovação. De acordo com a própria empresa, “normalmente investe cerca de US $ 30 bilhões por ano, aumentando a lacuna em tecnologia com os concorrentes. A estratégia de manter elevado investimento em inovação é um dos principais instrumentos para a empresa enfrentar a concorrência internacional. Historicamente, os grandes Chaebols tem alta diversificação em atividade relacionadas e não relacionadas. Por exemplo, vejam a atuação dos Chaebols (SK C&C and Samsung SDS) no setor financeiro. A Samsung Electronics é a principal subsidiária do grupo Samsung, de longe o maior dos conglomerados familiares conhecidos como chaebol, que dominam os negócios na 12ª maior economia do mundo.A SK C&C e a Samsung SDS fizeram propostas para um contrato para fornecer serviços de TI ao Korea Development Bank (KDB), que busca digitalização rápida em meio à crescente popularidade das novas formas de transações financeiras digitais.
As duas principais operadoras de serviços de TI do país estão competindo para ganhar o acordo de 287 bilhões de won (US $ 238 milhões), depois que o menor fornecedor do setor, LG CNS, desistiu do megaprojeto. Com o acirramento de conflitos com o Japão, impondo restrições às suas exportações para a Coreia, principalmente em relação aos materiais de alta tecnologia usados na fabricação de chips, a Samsung e a Sk anunciaram mais investimentos em inovação para superar a dependência tecnológica de alguns insumos importados do Japão. Diante desse cenário de boicotes do Japão, o governo coreano viu essa atitude como uma retaliação a um veredicto emitido em 2018 por um tribunal de Seul, que ordenou que algumas empresas japonesas compensassem vítimas coreanas de trabalho forçado durante a colonização japonesa na Coréia. Os dois maiores fabricantes de chips da Coreia, Samsung Electronics e SK hynix, e fabricantes de painéis de tela como Samsung Display e LG Display, foram alertados dos riscos de depender do Japão. Qual a resposta da Coreia? O governo, em associação com as chaebols coreanas, tomaram medidas rápidas para fortalecer a indústria de materiais, com a SK Materials suprindo a oferta para a Samsung e SK hynix. Essa interação entre Estado e grandes empresas na Coreia é uma relação histórica em prol do desenvolvimento econômico nacional do país. Na verdade, é um dos pilares do desenvolvimento da Coreia do Sul.
Referência:
http://m.koreatimes.co.kr/pages/article.amp.asp?newsIdx=298751&__twitter_impression=true
https://asiatimes.com/2020/10/sk-hynix-does-a-9bn-nand-deal-with-intel/
http://m.koreatimes.co.kr/pages/article.amp.asp?newsIdx=298751&__twitter_impression=true
http://m.koreatimes.co.kr/pages/article.amp.asp?newsIdx=291995&__twitter_impression=true
http://m.koreaherald.com/amp/view.php?ud=20200625000809&ud=20200625000809&__twitter_impression=true