Governo e empresas se unem na Coreia do Sul para lutar contra o Covid (New Deal)

*escrito com Uallace Moreira

Com o New Deal na Coreia, podemos entender como funciona a lógica de relação entre Estado e Setor Privado em pról do desenvolvimento econômico, uma aliança histórica na trajetória de desenvolvimento da Coreia do Sul. O New Deal consiste principalmente em dois pilares – Digital New Deal e Green New Deal. Aliados com projetos para reforçar as redes de segurança social, de acordo com o Presidente Moon. O programa preve um investimento de 160 trilhões de won (US$ 132,67 bilhões de dólares) e criar 1,9 milhão de empregos nos próximos cinco anos. De acordo com o Ministro da Fazenda, Hong Nam-ki, O New Deal também tem como finalidade gerar empregos, um total 1,56 milhão de empregos no setor público. Além dos empregos na esfera das instituições públicas (1 milhão), o objetivo também é criar nas empresas públicas 550.000 empregos para jovens. Na Coreia, há uma grande preocupação com o desemprego entre os jovens que é de 24%. A Hyundai Motor Group e a Naver estavam presentes no dia do lançamento do programa, dado que são parceiros essenciais nesse processo. O Hyundai Motor Group e a empresa de serviços de portal Naver desempenharão papéis de liderança no plano coreano do presidente Moon Jae-in, já que inovação e a sustentabilidade fazem parte do programa do governo. No anúncio do New Deal pelo Presidente Moon, os líderes da Hyundai e da Naver anunciaram que introduzirão suas tecnologias atuais nos negócios de economia digital e mobilidade ecológica, comprometendo-se a contribuir para os esforços de revitalização econômica do país.

Os pontos centrais deste plano são os veículos elétricos (VEs) e os veículos elétricos de células a combustível de hidrogênio (VECCHs). O governo planeja ter 1,13 milhão de VEs comerciais e de passageiros até 2025, além de melhorar a infraestrutura de VEs do país. Além disso, o governo procura aumentar o número de veículos elétricos de células a combustível de hidrogênio (VECCHs) para 200.000. A Hyundai Motor já está fazendo esforços para expandir os EVs e VECCHs. O vice-presidente da Samsung Electronics, Jae-yong, o presidente do Grupo LG,Kwang- mo, e o presidente do Grupo SK,Tae-won, se articularam para parcerias de tecnologias para fabricar baterias de Veículos Elétricos (VEs).

Hang Seong-sook, CEO da Naver, disse que a capacidade de processamento e análise de dados da empresa está desempenhando um papel fundamental para os proprietários de pequenas empresas expandirem sua cobertura, e os data centers serão essenciais para o desenvolvimento de tecnologia robótica. De acordo com Han: “A Naver abrirá os dados analisados por sua tecnologia de inteligência artificial (AI) ao público por meio da computação em nuvem. Espera-se que os pesquisadores de AI e outras indústrias usem livremente os dados e estimulem a Quarta Revolução Industrial na Coreia do Sul”. O governo também tem uma estratégia de suporte Financeiro para inserção externa das empresas coreanas. irá fornecer recursos totais de 3,7 trilhões de won (US $ 3,07 bilhões) para a inserção das empresas no comércio internacional. O Ministro da Fazenda, Hong Nam-ki, anunciou um pacote financeiro de 5 trilhões de won (U$ 4,12 bilhões) para empresas subcontratadas por indústrias consideradas chaves na economia. O objetivo desse novo pacote de empréstimo para esse setor é que empresas de pequeno porte têm acesso limitado a fundos devido à sua baixa classificação de crédito. Com mais esse pacote, a Coreia do Sul já soma um valor de 175 trilhões de won (US$ 145 bilhões de dólares, aproximadamente) para injetar liquidez no mercado, com a finalidade de combater os impactos do covid sobre a economia. Para quem quiser entender melhor a dinâmica da relação entre os Chaebols e o Estado na Coreia, sugerimos dois vídeos com explanações sobre a trajetória de desenvolvimento da Coreia.

Entrevista com Uallace Moreira:

Aula com Paulo Gala sobre a Coreia:

Fonte:

https://twitter.com/moreira_uallace/status/1284545699632361

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