*escrito com Uallace Moreira
A musica Gangnam Style do cantor e rapper sul coreano Psy foi lançada em 15 de julho de 2012 e estreou em primeiro lugar na parada sul-coreana. Em 24 de novembro do mesmo ano, o vídeo musical correspondente de “Gangnam Style”, tornou-se o mais visto da história do youtube. Em 21 de dezembro, “Gangnam Style” se tornou o primeiro vídeo musical do youtube a atingir um bilhão de visualizações e permaneceu como o vídeo musical mais visto da plataforma até julho de 2017. A frase “Gangnam Style” é uma invenção coreana que se refere a um estilo de vida associado ao distrito muito rico de Gangnam em Seul. Em setembro de 2012, o vídeo musical de “Gangnam Style” foi reconhecido pelo Guiness como o vídeo com mais curtidas no YouTube. Em Maio de 2013, em uma reunião bilateral com a presidente da Coreia do Sul park Geun-hye na casa Branca Obama citou o èxito de “Gangnam Style” como um exemplo de como as pessoas ao redor do mundo estão sendo “varridas” pela ona de cultura coreana.
Ainda nos anos 90 o filme Jurassic Park acendeu a luz para o governo usar o cinema, a música, a cultura sul-coreana como estratégia de Soft Power, uma estratégia de desenvolvimento nacional. Em 1994, o então presidente da Coreia, Kim Young-Sam, recebeu um relatório governamental mostrando que a receita do filme Jurassic Park nas bilheterias da Coreia do Sul poderia ser comparada com a venda de 1,5 milhão de carros Hyundai no exterior. A partir disso passou a desenhar políticas de incentivo ao investimento corporativo e integração vertical na indústria cinematográfica, lentamente removendo barreiras para conteúdo estrangeiro nos cinemas. Desde entao o governo sul-coreano lançou as bases para promover a cultura do país como variável do desenvolvimento econômico. Colocou no orçamento público subsídios e empréstimos a juros baixos para as indústrias culturais, lançando agências para promover e expandir as exportações de K-pop e criando mais departamentos culturais nas universidades. Se envolveu ativamente em ajudar a converter a poderosa cultura pop do país em soft power. Esse objetivo envolveu levar celebridades diretamente para eventos diplomáticos tradicionais, convocando-os para gravar mensagens de apoio antes de grandes negociações, por exemplo. A cultura pop sul-coreana inclui uma vasta gama de “produtos”, começando com dramas de televisão, videogames e música pop, filmes, livros e até esportes. Esse fenômeno é conhecido como onda coreana, ou Hallyu. Esse tipo de “soft power” consiste em fazer com que outros queiram o que você deseja, isto é, tornar atrativo e desejável os próprios objetivos da Coreia.
O fortalecimento da indústria nacional através do elevado investimento em cultura, envolveu a velha parceria entre mercado e governo, isto é, Estado e as grandes empresas nacionais, os chaebols. O Ministério da Fazenda reservou 696,1 bilhões de wones (US$ 584,8 milhões) no orçamento de 2021 para promover o soft power do país através da cultura, um aumento de 42,7% em relação ao orçamento de 2020. O novo hit da banda BTS, Dynamite, tem receitas estimadas de mais de U$1 bilhão. A cultura tem forte associação com a lógica industrial do país. A cultura, como música e o cinema, é uma forma de estimular a exportação do padrão cultural do país, gerando consumo. Na verdade, a expansão cultural na Coreia é uma forma de internacionalizar e fazer propaganda das grandes marcas coreanas. O governo coreano trata sua indústria de K-pop da mesma forma que o governo americano trata sua indústria automobilística e bancária, o que significa que essas são indústrias que precisam ser protegidas. Isso incluiu fazer coisas como construir enormes auditórios de shows multimilionários, refinar a tecnologia de hologramas e até mesmo ajudar a regular os noeraebangs – bares de karaokê – para proteger os interesses das estrelas do K-pop. No cinema, o filme “Parasitas” fez a Coreia ser, mais uma vez, notada pelo mundo. Em 2019, a receita total dos filmes coreanos foi de 971 bilhões de won sul-coreanos – aproximadamente U$ 823 milhões em dólares.
O número de audiências de filmes na Coreia do Sul em 2018 foi superior a 200 milhões, o mesmo percentual por seis anos consecutivos. Como em outros setores da economia do país, o papel das empresas nacionais é essencial. Os filmes coreanos produzidos por grandes empresas nacionais e empresas de distribuição, como Lotte Culture Wick, CJ ENM, NEW, Showbox, são vendidos todos os anos. CJ é o maior produtor e distribuidor da Coreia e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da indústria cinematográfica coreana, incluindo o sistema de estabelecimento e distribuição de filmes coreanos e a introdução de cinemas multiplex.Como tradição do desenvolvimento da Coreia, o Estado teve um papel importante na ampliação do cinema no país, com mais filmes sendo exibidos mundialmente. O país possui uma das cinco maiores indústrias cinematográficas do mundo, atrás dos EUA, China, Japão e do Reino Unido. Sabem quem financia o cinema da Coreia do Sul? A velha aliança histórica na Coreia entre as grandes empresas coreanas e o governo, em pró do desenvolvimento do país. Miky Lee, uma herdeira que se tornou magnata da mídia, é a produtora executiva do primeiro filme em língua não inglesa a garantir o prêmio máximo do Oscar em 92 anos de história. Lee é neta de Lee Byung-chul, fundador do gigante grupo Samsung – de longe o maior dos conglomerados familiares, que dominam os negócios na 12ª maior economia do mundo.
Referência:
https://www.koreatimes.co.kr/www/art/2020/09/398_295584.html
http://m.koreaherald.com/view.php?ud=20200213000902
The Rise of K-Pop: From Gangnam Style to “Bigger Than Bieber”