Hoje, em Brasília, o debate gira em torno da exploração de petróleo na margem equatorial brasileira, uma fronteira energética com imenso potencial. Ao lado, a Guiana já colhe os frutos dessa nova fronteira: em poucos anos, passou de novata no setor a produtora de quase 1 milhão de barris por dia — exatamente o volume que o Brasil produzia no ano 2000. Hoje, o Brasil extrai 3 milhões de barris por dia, mostrando que, com competência técnica e planejamento, é possível transformar reservas em riqueza concreta para o país.
Um dado que ilustra bem o impacto positivo da produção de petróleo é o volume de royalties recebido pelo estado do Rio de Janeiro no ano passado: R$ 25 bilhões. Esse valor é equivalente ao Produto Interno Bruto de todo o estado do Amapá. Isso demonstra que a exploração de petróleo, quando bem feita, pode representar uma mudança de patamar para a economia de regiões hoje negligenciadas. A margem equatorial tem potencial para fazer justamente isso: dobrar a renda total e a renda média de uma das regiões mais pobres do Brasil.
A localização das reservas, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas, é frequentemente usada como argumento contrário à exploração, mas na verdade mostra o contrário. Essa distância proporciona uma zona-tampão natural para evitar impactos diretos nos ecossistemas mais sensíveis. Além disso, a Petrobras já demonstrou, ao longo de décadas de operação, ter plena capacidade técnica para realizar o manejo ambiental correto, especialmente em áreas complexas como o pré-sal.
Vale lembrar que hoje produzimos 3 milhões de barris por dia em áreas tão ambientalmente sensíveis quanto a margem equatorial. Campos como Búzios, Parati e as proximidades da Ilha Grande estão localizados a pouco mais de 150 quilômetros da costa, próximas de verdadeiros oásis ecológicos brasileiros, e mesmo assim a produção ocorre com segurança e monitoramento ambiental rigoroso. Isso prova que é possível conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.
Portanto, a exploração responsável da margem equatorial não é uma ameaça, mas uma oportunidade histórica para reduzir desigualdades regionais, garantir segurança energética e gerar recursos fundamentais para o desenvolvimento social e ambiental da própria região. É essencial que o Brasil avance com rapidez, responsabilidade e visão estratégica nesse debate, colocando a ciência, a engenharia e o interesse nacional no centro da decisão.
Seminário sobre o tema:

