*escrito por Wilson Andrade
A startup NIO foi fundada na cidade de Xangai em 2014 pelo empresário Willian Li. Logo após o lançamento da startup, grandes empresas chinesas entraram para investir: Tencent, Baidu, Lenovo e outras. O carro NIO EP9 foi estreado no mesmo dia em que a marca foi estabelecida no mercado. A NIO foi lançada por William Li para liderar o mercado chinês com veículos autônomos, elétricos e inteligentes. NIO, que significa “alcançar o céu azul” em chinês, pertence ao grupo de startups que os analistas deste mercado chamam de “The Fab Four”, as “Quatro Fabulosas”. Essas marcas (NIO, Xpeng, Li Auto e WM Motor) encontraram vontade política e governamental que se traduziu em milhões de yuans de apoio para seus planos de crescimento. Todas surgiram há menos de uma década, contam com generosos subsídios do estado chinês para se desenvolverem e ganharem o mundo. A China já é o maior mercado de carros elétricos do mundo. A Tesla de Elon Musk não tinha concorrentes até aparecer a NIO e outras marcas chinesas como a BYD e a BAIC. O que fez a NIO competir com a Tesla foi o desenvolvimento de baterias intercambiáveis, o que permitiu reduzir o custo de produção, e consequentemente, os preços aos consumidores. Os consumidores compram os carros sem bateria e alugam as baterias por uma taxa mensal de aproximadamente U$S 150. O Modelo Y da Tesla custa em torno de U$S 70 mil, enquanto, o modelo EC6 da NIO custa em torno de U$S 55 mil. E, como a Tesla, a NIO também queimou grandes quantias de dinheiro de investidores em seus primeiros anos de vida, enquanto relatava vários trimestres consecutivos de perdas. No início de 2020, recebeu aporte estatal de US$ 1 bilhão para recapitalizar a empresa, após registrar prejuízo de US$ 370 milhões no terceiro trimestre do ano passado. Esses recursos vieram do fabricante estatal chinês GAC Group. A NIO já a quarta montadora mais valiosa do mundo. A NIO tem uma equipe de Fórmula de carros elétricos, a Fórmula E, a Fórmula 1 dos carros elétricos, chamada de NEXTEV TCR até 2019, e agora, NIO 333 FE Team. Os modelos da NIO no mercado são: NIO ET7, NIO EC6, NIO ES8, NIO EP9. O NIO EVE entrará em produção em breve. O NIO ET7 tem autonomia de 1.000 km e é o primeiro sedã da marca com potencia de 644cv.