Nossa política industrial foi bruta, o fechamento dos anos 80 muito forte e no final nem o estado nem as empresas brasileiras foram capazes de montar um sistema competitivo e eficiente para encarar a economia mundial. A política industrial do leste da Ásia conseguiu! Vamos estudar o que eles fizeram? Nosso sistema industrial avançou muito mas ficou aquém do que seria necessário: não criamos campeões mundiais nem dominamos a produção de bens intangíveis intensivos em ideias. De novo a Ásia do Leste (Coréia e China conseguiram), vamos entender o que eles fizeram? Hoje com análise de complexidade produtiva e com a nova literatura de política industrial para o século XXI podemos entender tudo isso no detalhe.
Com as novas metodologias de análise de redes complexas podemos agora enxergar em maior resolução a evolução dos sistemas produtivos dos diversos países nos últimos 50 anos. Utilizando as rubricas e dados de comércio internacional é possível analisar a pauta exportadora e capacidades produtivas de mais de 120 países em até 8000 produtos para determinados anos. Essa metodologia empírica traz novas e importantes informações para o estudo de políticas industriais que deram certo e errado ao redor do mundo. A metodologia calcula densidades e proximidades de sistemas produtivos de diversos países em relação a cavalidade de fazer produtos mais sofisticados. É possível também acompanhar ao longo do tempo trajetórias de sucesso (Coreia do Sul) e trajetórias de relativo fracasso (Brasil).
Até o FMI agora diz que pode política industrial!😳
https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2019/03/26/The-Return-of-the-Policy-That-Shall-Not-Be-Named-Principles-of-Industrial-Policy-46710
Paulo, gostaria que fizesses uma avaliação das posições geográficas dos países que atingiram considerável crescimento industrial versus países com baixa complexidade produtiva.
Paulo Gala, você poderia fazer uma lista dos principais artigos e livros para “estudar (…) tudo isso nos detalhes”?
meus livros complexidade economica e Brasil economia que não aprende podem te ajudar!
abs
A zona franca de Manaus foi uma boa idéia naufragada pelo empresário nacional , importavam equipamentos eletrônicos de empresas conceituadas , trocavam a etiqueta com a marca delese vendiam pelo triplo do preço , sem engenharia reversa ou transferência tecnológica , 380 anos de escravidão construiram essa mentalidade de ganhar de forma mais fácil !