Pode-se dizer que durante muito tempo os videogames foram considerados somente uma forma de entretenimento para crianças e adultos. Na medida em que a tecnologia evoluiu, o mundo dos games transformou-se em um mega complexo industrial em escala mundial. Falar de videogames, hoje, significa, também, falar de um mercado multimilionário que desempenha papel significativo na economia global. Dados recentes mostram que a indústria dos jogos já superou muitas outras tradicionais, especialmente em termos de receita. Em 2020 o mercado global de jogos conseguiu ultrapassar a marca de 159 bilhões de dólares em vendas. No ano de 2022, a indústria global de jogos conseguiu faturar 196,8 bilhões de dólares. Conforme a projeção da consultoria PwC, a expectativa é que, até o ano de 2026, o faturamento desse mercado alcance o montante de 321 bilhões de dólares. Esse marco supera indústrias poderosas no mundo todo, como a da música e a cinematográfica. Enquanto a tecnologia muda e chegam novos consoles, este valor continua crescendo, especialmente com a criação de jogos móveis e microtransações realizadas dentro dos jogos.
É importante ressaltar que o mercado de games manteve-se estável, demonstrando tendência de crescimento já faz alguns anos. No entanto, devido à pandemia da covid-19, esse mercado experimentou uma alta de acessos, culminando no “boom” que vivenciamos atualmente. No Brasil, para se ter uma noção, esse mercado movimenta cerca de 12 bilhões de reais anualmente, colocando o território brasileiro como país líder na América Latina, ocupando a 13ª posição no ranking mundial. A indústria dos jogos criou uma demanda crescente por profissionais qualificados de diversas áreas, como design, marketing, transmissão ao vivo, gerenciamento de comunidade e, obviamente, desenvolvedores de jogos. Essa movimentação resultou em milhares de empregos no mundo todo. Hoje em dia, facilmente encontram-se empresas de jogos, estúdios independentes, bem como plataformas de streaming de jogos contratando profissionais altamente especializados para impulsionar ainda mais a inovação nesse setor do mercado.
No Brasil, por exemplo, estima-se que 74,5% das pessoas gostam de jogar algum tipo de jogo eletrônico. Esse valor representa um aumento de 2,5%, em um comparativo feito com o ano passado, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022. Além disso, é importante destacar que o perfil das pessoas é bem específico. Conforme a pesquisa, a faixa etária principal encontra-se no limiar de 25 a 34 anos, representando 25,5%, acompanhada dos jovens entre 16 e 24 anos, que representam 17,7% da totalidade de gamers. Outro fato interessante é que, no Brasil, ao contrário do que muitos imaginam, as mulheres são a maioria entre o público gamer, visto que representam 51% dos jogadores. Por conseguinte, outro ponto essencial a ser enfatizado é que 48,3% das pessoas preferem jogar pelo celular, enquanto 20% priorizam consoles (Nintendo, Xbox, PlayStation), na medida em que 15,5% preferem jogar pelo computador. Porém, entre os adeptos dos jogos virtuais, 67% disseram que se consideram jogadores causais. Isso significa que não costumam jogar com muita frequência. No entanto, os outros 33% se consideram jogadores assíduos. Quando pensamos na escala mundial, o número de gamers, nas últimas seis décadas, é de 21%. Em razão disso, a ascensão dos jogos móveis torna-se parte fundamental dessa equação de sucesso. De fato, existem milhões de dispositivos móveis no mundo todo, de modo que os jogos de celular transformam-se em uma fonte significativa de receita. Embora existam muitos jogos criados por estúdios independentes que podem ser baixados gratuitamente, esses games acabam gerando receita através das transações realizadas no aplicativo.Por fim, uma das tendências notáveis no mundo contemporâneo é a profissionalização dos gamers. Em síntese, os eSports, mais conhecidos como esportes eletrônicos, tornaram-se uma forma legítima de competição, atraindo muitos espectadores no mundo todo.
Esse crescimento massivo gerou oportunidades para jogadores talentosos, tornando realidade a possibilidade de se profissionalizar. Essa profissionalização se diferencia das pessoas que buscam ganhar dinheiro jogando apenas por diversão, visando evoluir suas habilidades nos jogos e receber um valor simbólico pelas partidas que ganhar. Por fim, esse mercado, naturalmente, está expandindo-se para além desses fatores mencionados, com a aplicação também em áreas como educação, treinamento corporativo e saúde mental. Existem jogos educacionais utilizados para aprimorar e ensinar habilidades e conceitos complexos, bem como jogos terapêuticos voltados para apoio psicológico. No final das contas, o mercado de games estabeleceu-se como uma enorme potência em termos econômicos, gerando empregos e oportunidades, impactando positivamente a economia global. Nesse sentido, enquanto essa indústria continua se desenvolvendo e evoluindo, a expectativa é que novas tendências surjam, moldando ainda mais o mercado mundial.