No primeiro precisa fazer uma asa com super aerodinâmica, acoplar na fuselagem de forma segura, pendurar duas turbinas de 100.000 cavalos cada uma para colocar o bicho no ar. Avionics para controlar todos instrumentos de voo: angulação dos flaps, ajuste fino do Leme, equilibro do peso; sistema de ativação e recolhimento de trem de pouso. Tudo isso tendo que funcionar de maneira sincronizara, com precisão cirúrgica. Vc já tentou construir um avião? Dias desse fui pescar, levei uma enxada, cavei um buraco e peguei umas minhocas! Na mineração é parecido: as retroescavadeiras cavam, os tratores transportam, colocam na esteira, no trem, no navio: vai tudo para China e Japão! O que é mais fácil “fazer”: um avião (bem super complexo) ou um minério de ferro (nada complexo)?

Caraca…que post infeliz…Mineracao simples assim?! Tudo bem que agora a moda eh falar mal da Vale e desta atividade, mas visite um dia Carajas que ficarah boquiaberto. Quanto a aviacao, temos a Embraer, mas e dai?!
William… Acho que você não entendeu o texto. Analise pela questão da complexidade. Países que produzem coisas complexas podem gerar mais empregos, empregos de maior qualidade e que pagam mais. E geralmente os pobres só se especializam no que todo mundo sabe fazer tipo minerar e plantar. Tudo bem minerar, desde que o país também saiba fazer os equipamentos utilizados na mineração.
500 anos de Brasil,e o Brasil nada mudou.Ainda é uma colônia de exploração pelas grandes potências imperialista.Ja foi de ouro,pau Brasil,café,cana etc…Entra ano sai ano só muda o produto há ser explorado para enriquecer os grandes pais mundo afora