O Brasil é mesmo rico em recursos naturais? (spoiler: não! somos número 29 no ranking mundial per capita)

*escrito com Luís Felipe Giesteira

Um dado interessante para avaliar nossos recursos naturais é o da riqueza natural por habitante calculado pelo Banco Mundial. A ascensão do Brasil nesse indicador levou-o à 6a posição no ranking global de recursos naturais em valores totais. O dado é menos fantástico do que parece: Brasil tem também a 6a maior população do planeta. Todos gingantes – China, EUA, Rússia, Índia, – tem mais recursos naturais do que nós. Quando fazemos a conta per capita o Brasil despenca! Um país abençoado por Deus e bonito por natureza, mas não em termos “per capita”. Dividido pela população, nosso estoque de recursos naturais é apenas o número 29 do ranking (isso sem considerar que boa parte deles está nas árvores da Amazônia!). Vizinhos como Chile, Uruguai etc são bem mais ricos em termos per capita. EUA, Canadá, Rússia, Austrália também. O Brasil não é rico em termos de recursos naturais per capita!

wealth accounting WB: Wealth Accounting | Data Catalog (worldbank.org)

 

Dados:

capital_natural_world_bank

the changing wealth of nations 2021 edition

2 thoughts on “O Brasil é mesmo rico em recursos naturais? (spoiler: não! somos número 29 no ranking mundial per capita)”

  1. Não da pra fazer nada com esse dado. Afinal em produção de vida somos uma referencia global muito maior que a Arabia Saudita. Ou mais diverso que a Australia. O Banco Mundial só mede as coisas que é importante para o dinheiro e não para a vida. O Brasil é um dos maiores “bancos de vida” do planeta terra sim.

Deixe uma resposta