A afirmação de que o Brasil não tem, fundamentalmente, um problema de baixa produtividade, mas sim de baixo valor adicionado per capita, traz uma leitura mais sofisticada sobre os desafios do desenvolvimento econômico brasileiro. A diferença entre esses dois diagnósticos é sutil, mas fundamental para orientar políticas públicas e estratégias empresariais.
1. Produtividade vs. Valor Adicionado per Capita
Produtividade, na definição clássica, mede a produção por hora trabalhada ou por trabalhador. Já o valor adicionado per capita representa o quanto de riqueza uma economia gera por habitante — incorporando não só eficiência do trabalho, mas também o que está sendo produzido (se é complexo, valioso e competitivo no mercado global) e como (com que tecnologias, organização produtiva e estrutura empresarial).
O Brasil pode até apresentar produtividade física razoável em muitas atividades (como agricultura mecanizada, mineração ou mesmo construção civil), mas essas atividades geralmente têm baixo valor adicionado por trabalhador quando comparadas com setores intensivos em conhecimento e tecnologia, como semicondutores, química m, farmacêuticos ou serviços financeiros sofisticados.
2. A composição setorial da economia brasileira importa
A estrutura produtiva do Brasil é dominada por setores de baixa e média complexidade econômica, com forte peso de commodities (soja, minério, petróleo) e serviços tradicionais (varejo, transporte, serviços pessoais). Isso significa que, mesmo com produtividade técnica decente, o valor de mercado dos bens e serviços produzidos é relativamente baixo. Economias mais ricas alocam grande parte da força de trabalho em setores que combinam alta produtividade com alto valor agregado — como manufatura avançada, serviços corporativos, P&D, química, software e biotecnologia.
3. Indicadores que reforçam o argumento
Exportações brasileiras per capita são baixas e concentradas em produtos primários com baixo conteúdo tecnológico. PIB per capita do Brasil é sistematicamente inferior ao de países com composição produtiva mais complexa (como Coreia do Sul, Alemanha ou Suíça), mesmo que alguns setores brasileiros tenham produtividade próxima da média global. Índice de Complexidade Econômica (ECI) coloca o Brasil em posição mediana, abaixo de seu potencial — sinalizando que o país exporta produtos simples em vez de sofisticados. O setor de serviços representa mais de 70% do PIB, mas grande parte dele é composta por serviços não transacionáveis e de baixa sofisticação, que crescem por demanda interna, não por capacidade tecnológica ou competitividade global.
4. Implicações para o desenvolvimento
Focar apenas na “produtividade do trabalho” pode levar a políticas centradas em corte de custos e flexibilização trabalhista — o que tem efeito limitado. Já o foco em aumentar o valor adicionado per capita implica:
Subir na escada tecnológica e produtiva. Apoiar políticas industriais, tecnológicas e educacionais que promovam diversificação e complexificação produtiva. Estimular inovação, P&D e integração em cadeias de valor globais mais sofisticadas. Melhorar o ambiente de negócios para que empresas brasileiras possam escalar, exportar e inovar com maior densidade.
Conclusão
O problema do Brasil não é apenas fazer mais com menos — é fazer melhor, produtos e serviços mais valiosos, com maior conteúdo tecnológico e diferencial competitivo. A chave do desenvolvimento está menos na eficiência técnica isolada e mais na capacidade de gerar valor com o que se produz, integrando conhecimento, tecnologia e diferenciação nos processos produtivos. É isso que leva ao verdadeiro aumento sustentado da renda per capita.


Primeira vez que vejo um texto/artigo com essa visão sobre o tema. Sempre me questionei: será que nós brasileiros somos tão “improdutivos” assim? Ao que parece, as explicações que sempre nos impuseram é que estão equivocadas.