O capitalismo é incrível para criar tecnologias e aumentar a produtividade, mas é também desigual e violento: money talks!

Conhecimento produtivo e tecnológico gera barreiras a entrada; que por sua vez geram poder de monopólio, que por sua vez gera lucros e salários maiores, que por sua vez geram maior renda. TECLA SAP: Riqueza da nação é domínio tecnológico e poder de monopólio no mercado mundial! Os órgãos de defesa da concorrência (CADE) existem para tentar preservar a concorrência (algo praticamente impossível no capitalismo). Dentro de países ainda da para fazer alguma coisa, no mercado mundial esquece (aviões , químicos, fármacos, máquinas, etc). Salve-se quem puder! O magistral livro abaixo de Alice Amsden do MIT conta tudo isso em detalhes!

2 thoughts on “O capitalismo é incrível para criar tecnologias e aumentar a produtividade, mas é também desigual e violento: money talks!”

  1. verdade concreta. O maior desafio no novo capitalismo, o cognitivo, que gera valor a partir das ideias e do pensamento do homem, exposto em rede tecnologica e como prover novas funções para os milhões de seres humanos que serão excluidos e para aqueles que mal formados não terão habiidade e nem competências desenvolvidas, por falta de acesso e recursos, e que estarão reinvindicando seu espaço na sociedade e no mercado…

Deixe uma resposta